Responsabilidade pelo ERP: o dilema entre TI e negócios na estratégia corporativa
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vitor Andrade
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Antes tratada como questão técnica, a gestão de sistemas de recursos empresariais é hoje decisiva para a competitividade e futuro das empresas
A pergunta “De quem é a responsabilidade pelo ERP?” ganhou um protagonismo nunca antes visto, devido à corrida por eficiência, dados confiáveis e uso responsável de inteligência artificial de empresas ao redor do mundo. Um estudo recente da Gartner revelou que quase 70% das transformações de ERP não atingem seu pleno potencial, muito por conta de questões organizacionais, falta de patrocínio executivo constante, gestão de mudanças e pouco alinhamento entre área de negócios e TI.
O desafio é grande também no Brasil, onde cerca de 1.300 empresas ainda precisam migrar para o SAP S/4HANA até 2027, de acordo com a estimativa da Mignow, empresa pioneira na utilização de inteligência artificial para migrações SAP, antes do suporte ao SAP ECC ser descontinuado. O movimento coloca pressão em organizações de todos os setores para repensarem não apenas seus sistemas, mas também sua governança e modelo de tomada de decisão.
“O ERP não pode ser visto como responsabilidade exclusiva da TI, pois é um ativo estratégico do negócio. Cabe à TI garantir a guarda, segurança, atualização e disponibilidade, mas quem define as regras, prioridades e direciona as estratégias são as áreas de negócio”, afirma Luciano Santana, Head of IT da Eternit, que acaba de passar para o SAP S/4HANA, com apoio da Mignow.
Ao longo da carreira, Luciano já participou de cinco projetos de migração de ERP e vê a chegada do SAP S/4HANA como um divisor de águas na Eternit. “Além de ser considerada uma das plataformas ERP mais modernas do mercado, o SAP S/4HANA tem arquitetura inovadora, processamento em tempo real e capacidade ampla de integração, o que muda completamente a dinâmica de gestão.”
No caso da Eternit, a decisão pela migração não foi apenas técnica, mas estratégica. A empresa utilizava uma versão antiga do SAP ECC, hospedada em servidores defasados, com alto custo de manutenção e risco significativo para a segurança da informação. “Optamos por não seguir com uma simples atualização da versão antiga, e sim migrar para o SAP S/4HANA em nuvem, buscando infraestrutura gerenciada, maior escalabilidade, suporte contínuo e acesso às inovações da plataforma. Foi uma escolha para reduzir riscos, otimizar custos operacionais e preparar a empresa para um futuro mais ágil e digital”, explica Luciano.
Adiar essa decisão pode custar caro para as empresas. Além da obsolescência tecnológica e custos ocultos de manutenção, cresce a vulnerabilidade diante de ataques cibernéticos e limita-se a capacidade de integração com novas tecnologias, como inteligência artificial, automação avançada e soluções ligadas à agenda de ESG.
O projeto de migração da Eternit foi conduzido ao longo de 11 meses, com investimento de R$ 6,8 milhões e apoio da Mignow. “Nosso principal desafio é fazer com que os times trabalhem de forma integrada com o cliente, entregando a atualização ou conversão do sistema já estabilizada, funcional e habilitada para as melhores funcionalidades”, explica Cristina Ito, Head of Delivery da Mignow.
Ela acrescenta que a transformação não é apenas técnica: “Cada setor, indústria, varejo, serviços ou finanças, enfrenta desafios diferentes em relação à escalabilidade, compliance e integração com novas tecnologias. Por isso, o ERP deve ser visto como parte da estratégia central da empresa, viabilizando eficiência, inovação e diferenciação competitiva”
Desde o planejamento inicial, a Eternit estruturou reuniões semanais abertas para todos os colaboradores, comunicando cada etapa, alinhando expectativas e reforçando a importância do engajamento. “As principais preocupações das áreas estavam relacionadas às mudanças na rotina após o go-live e ao volume de trabalho adicional durante o projeto, mas, com comunicação clara e priorização definida pela diretoria, conseguimos superar essas barreiras”, detalha o Head of IT.
Com a nova plataforma, a Eternit já percebe ganhos práticos, com a integração mais fluida entre áreas, atualização de sistemas complementares e uma base sólida para explorar inteligência artificial e automação avançada. Além disso, a empresa implementou melhorias paralelas, como projetos de BI, atualização do ambiente de chão de fábrica e integração com sistemas de governança e compliance.
“O ponto crucial para estes projetos é o engajamento da liderança, pois quando a alta direção comunica de forma clara que o ERP é prioridade e direciona esforços para esse objetivo comum, os conflitos entre TI e negócio deixam de existir. A responsabilidade passa a ser compartilhada, e é isso que garante que o projeto se traduza em resultados concretos para toda a empresa”, conclui Santana.
Sobre a Mignow
A Mignow é pioneira em soluções de software para automação de migrações e atualizações de sistemas, focando na transição do SAP ECC para o SAP S/4HANA. Com tecnologia de ponta, facilita a transformação digital das organizações, automatizando até 80% do processo de migração. Isso resulta em uma significativa redução de erros, esforço e custos. A empresa se destaca no mercado por sua eficácia, comprovada por um portfólio de clientes de alto perfil incluindo Fiagril, Randon, BP Bioenergy, Nike, Pague Menos, XP, Piracanjuba, Eurofarma, AMAGGI e Carrefour. A Mignow é reconhecida por sua excelência, tendo recebido o SAP Innovation Awards na categoria "Digital Transformation on Rise with SAP" pelo projeto de migração acelerada do Carrefour, concluído em três meses – um feito notável comparado à média de mercado de aproximadamente um ano. Além disso, a empresa integra a primeira lista da Forbes Brasil de "Pequenas Gigantes".
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>