Logo
Imprimir esta página

Resseguradoras latino-americanas se reposicionam com aumento da demanda, aponta AM Best

Estudo mostra que, apesar do aumento da procura por capacidade, a penetração dos seguros segue baixa na região

O relatório de segmento de mercado da AM Best, “Resseguradoras latino-americanas se reposicionam à medida que a demanda se fortalece”, revela que as perdas relacionadas a catástrofes naturais totalizaram US$ 11,6 bilhões em 2024. No entanto, apenas US$ 1,5 bilhão foi segurado, evidenciando que a penetração dos seguros na América Latina continua muito baixa.

De acordo com o estudo, as resseguradoras globais reforçaram seu interesse pela região, ampliando a capacidade disponível após um período de retração. Ao mesmo tempo, os players locais demonstram intenção de continuar crescendo e fortalecendo suas marcas, aproveitando os espaços deixados por um mercado mais sólido no passado.

Entre os desafios destacados, estão as negociações em linhas expostas a catástrofes, especialmente em países como México, Guatemala, Costa Rica, Peru e Chile, e o movimento de diversificação das companhias para equilibrar riscos e ampliar sua competitividade.

Inger Rodriguez, analista financeira da AM Best, explicou que existem questões complexas relacionadas aos países com maior probabilidade de catástrofes. “Embora as linhas expostas a catástrofes envolvam negociações mais complexas, especialmente em países com grande exposição, como México, Guatemala, Costa Rica, Peru e Chile, os preços têm sido muito competitivos, com condições flexíveis em geral”, disse.

O relatório da AM Best mostra que, no Brasil, o mercado de seguros primários tem apresentado maior lucratividade do que o de resseguros. Apesar do crescimento do volume de resseguro aceito, a participação das resseguradoras locais vem caindo, já que as seguradoras cedem uma fatia crescente de seus riscos para companhias estrangeiras.

Além disso, um dos principais players dedicados exclusivamente ao resseguro no país passou a reduzir sua subscrição, adotando postura mais seletiva. Essa movimentação abriu espaço para que outras resseguradoras diversificassem riscos e buscassem oportunidades de expansão.

Ricardo Rodriguez Perez, analista financeiro sênior da AM Best, apontou que apesar do volume de resseguro aceito pelas resseguradoras brasileiras tenha crescido, “a participação das resseguradoras brasileiras no total de prêmios cedidos pelas seguradoras locais diminuiu indicando que as seguradoras locais estão cedendo significativamente mais para resseguradoras offshore”, apontou


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto