Logo
Imprimir esta página

CNC avalia deflação como passageira e faz alerta ao mercado

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que a deflação de 0,11% no IPCA de agosto representa um alívio temporário para os consumidores, mas não muda o quadro de inflação ainda pressionada pelos serviços. O índice acumulado em 12 meses ficou em 5,13%, acima do limite superior de 4,5% do Conselho Monetário Nacional.

Para a CNC, o contraste entre bens industriais e serviços mostra a dificuldade no controle dos preços. Enquanto os bens industriais desaceleraram para 3,4% no acumulado em 12 meses, os serviços subiram para 6,16%. Esse movimento está diretamente ligado ao peso dos salários, que representam dois terços dos custos do setor e refletem o fortalecimento do mercado de trabalho.

A Confederação também destaca fatores específicos que contribuíram para a deflação de agosto. O maior impacto veio da queda de 4,21% na energia elétrica residencial, favorecida pelo bônus de Itaipu. Na alimentação, produtos como tomate, batata, cebola, arroz e café também recuaram, ajudando a conter o índice.

Em sentido oposto, Educação (+0,75%) e Vestuário (+0,72%) puxaram a alta no mês. No setor de Transportes, houve queda de 0,27%, com redução nos preços das passagens aéreas e dos combustíveis. A gasolina caiu 0,94% e acumula alta de apenas 1,18% em 12 meses.

Na avaliação da CNC, o resultado de agosto reforça a necessidade de cautela. A entidade projeta que a Selic permanecerá em 15% ao ano até o fim de 2025 e que a trajetória da inflação dependerá, entre outros fatores, do desfecho das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos sobre tarifas. Para o acumulado do ano, a expectativa é de alta de 4,8% no IPCA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto