Marketing: como usar inteligência artificial para personalização em tempo real
Por Gleyber Rodrigues, especialista em IA, Estratégia, Tecnologia e Marketing de Autoridade
Nos últimos anos, o marketing deixou de ser apenas uma estratégia de vendas e comunicação em massa para se tornar um processo altamente segmentado e centrado no consumidor, e com a ascensão da inteligência artificial (IA), tudo tem mudado ainda mais e de forma veloz. Um exemplo disso é a personalização em tempo real, que se tornou um dos diferenciais mais poderosos para marcas que desejam gerar engajamento, fidelização e resultados mensuráveis.
Com a personalização em tempo real, é possível adaptar mensagens, ofertas, conteúdos e experiências de forma imediata, com base no comportamento e nas preferências do consumidor. Isso significa que, a cada clique, busca ou interação, o sistema interpreta dados e ajusta a comunicação da marca quase instantaneamente, e a IA é o motor por trás dessa personalização. Ela processa grandes volumes de dados em frações de segundo, utilizando técnicas como:
- Machine learning: aprende padrões de comportamento para prever preferências futuras.
- Processamento de Linguagem Natural (PLN): interpreta a linguagem do usuário em buscas, chats e redes sociais.
- Sistemas de recomendação: cruzam informações de diferentes usuários para sugerir conteúdo ou produtos relevantes.
Com essa combinação, é possível que marcas ofereçam experiências únicas, contextuais e altamente direcionadas, aumentando o engajamento, com campanhas que despertam mais interesse do público e, consequentemente, mais conversão, fidelização e otimização de recursos.
Apesar dos benefícios, a personalização em tempo real também levanta questões importantes e atuais, como a política de privacidade de dados e o equilíbrio entre humano-digital. As marcas que souberem equilibrar o uso da tecnologia de forma ética e estratégica terão uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>