Logo
Imprimir esta página

Futuro financeiro da Geração Z e o desafio da aposentadoria invisível

Futuro financeiro da Geração Z e o desafio da aposentadoria invisível

Levantamento aponta que apenas 10% dos jovens brasileiros investem pensando na aposentadoria

Uma das principais preocupações econômicas latentes no Brasil é o envelhecimento em ritmo acelerado. Estima-se que em menos de 40 anos, mais de um quarto da população terá mais de 65 anos. Analisando essa nova realidade tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade, se faz necessário um olhar atento e esclarecedor sobre o planejamento financeiro para o futuro.

De acordo com o 8º Raio-X do Investidor, divulgado esse ano pela Anbima, cerca de 37% dos brasileiros investem de alguma forma. Na análise por faixa etária, a geração X (44 a 63 anos em 2024) e os millennials (29 a 43 anos) são os que mais se preocupam em se planejar para a velhice, com índices de 12% cada. O dado se torna ainda mais alarmante quando falamos da geração Z (16 a 28 anos), pois seu índice de investimento é de apenas 10%.

Segundo Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade MAG e diretor de previdência da MAG, esse número reflete a nova realidade vivida na sociedade, ainda assim, destaca que se torna cada vez mais importante debater previdência e planejamento para os jovens obterem um futuro tranquilo. “Culturalmente, as gerações anteriores como os Boomers, X e Millennials foram constituídos com a necessidade de crescer, trabalhar e planejar um futuro desde muito jovens. Hoje, a geração Z busca priorizar sua saúde mental, bem-estar, independência financeira e qualidade de vida, prioridades que nas gerações anteriores eram aspirações para a aposentadoria,” comenta o executivo.

Para trazer um olhar para o futuro, o mercado têm buscado soluções para alcançar esse público, reformulando a narrativa e focando em “estratégias de renda” e “autonomia financeira” quando falam em aposentadoria, buscando desmistificar a ideia de previdência como um fim de carreira e de produtividade, mas um meio para se alcançar a independência, flexibilidade e a autonomia das escolhas também na longevidade.

“Se faz necessário recuperar a confiança da juventude no mercado, pois essa geração cresceu em meio a diversas instabilidades econômicas globais, inseguranças políticas e mudanças sucessivas no mercado de trabalho. É preciso adequar a linguagem, trazer à tona cases reais de sucesso com o qual possam se identificar e investir em programas de educação financeira, tanto nas empresas quanto nas escolas. O maior aliado do futuro longevo é o tempo, algo que muitos da geração Z ainda não perceberam, pois quanto mais estratégico for este jovem, menor será seu esforço e maior a sua liberdade no futuro”, finaliza Rubin.

Sobre o Instituto de Longevidade MAG

O Instituto de Longevidade MAG é uma associação sem fins lucrativos de representação de pessoas idosas e aposentados idealizada pela MAG Seguros, cuja missão é discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil, assim como auxiliar o cidadão brasileiro a garantir Longevidade Financeira em todas as fases da vida. Para atingir tais objetivos, o Instituto cria projetos, ações, eventos, além de produzir conteúdos e oferecer serviços que auxiliam as pessoas a viverem mais e melhor. Desde sua criação o Instituto alcançou grandes números, além de ser amplamente conhecido pela autoria do IDL (O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto