Logo
Imprimir esta página

3 elementos de cultura organizacional que diferenciam empresas de sucesso

Alexandre Slivnik Alexandre Slivnik

Organizações com culturas sólidas triplicam as chances de alcançar alto desempenho. Especialista explica conceitos de valores claros, liderança engajada e práticas consistentes

A cultura organizacional ganhou centralidade na competitividade das empresas. Um estudo global da McKinsey mostra que companhias com valores e liderança bem definidos têm até três vezes mais chances de alcançar alto desempenho e elevar o engajamento das equipes. O relatório mostra, ainda, que empresas com culturas fortes têm até 30% mais chances de crescer de forma sustentável e lucrativa. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) indicam que a clareza de valores pode reduzir em até 35% a rotatividade de funcionários.

Para Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP, essa tendência reflete uma mudança de mentalidade no mundo dos negócios. “As empresas que mais crescem entendem que não é apenas sobre processos e metas, mas sobre criar um ambiente em que as pessoas se sintam parte de algo maior. Uma cultura bem estruturada funciona como um guia de decisões, impacta o clima interno e, consequentemente, a experiência dos clientes”.

Segundo Slivnik, três elementos estão presentes nas organizações que conseguem se diferenciar: valores claros, liderança engajada e práticas consistentes. Ele ressalta que a coerência é um dos pontos mais críticos. “Não adianta colocar valores na parede e não praticá-los no dia a dia. O colaborador percebe rapidamente quando há contradição, e isso mina a confiança. Por outro lado, quando os líderes dão o exemplo, criam um ambiente de segurança psicológica que aumenta a criatividade, a inovação e o desempenho coletivo”.

A McKinsey aponta que empresas com culturas fortes são mais resilientes em cenários de instabilidade econômica — qualidade essencial no Brasil, que projeta crescimento moderado do PIB de 2,1% em 2025, segundo o Boletim Focus do Banco Central. “O desafio é transformar a cultura em ativo estratégico. Não se trata de frases bonitas, mas de práticas diárias. Quando propósito, valores e liderança se encontram, a empresa cria uma base sólida para resultados sustentáveis e fortalece vínculos com clientes e colaboradores”, conclui Slivnik.

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik o único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1).

Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.

Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto