Como a Reforma Tributária afeta os processos de compras corporativos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cinthia Guimarães
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Por Cássio Menezes e Izac Mendes
O ato de comprar e precificar produtos no Brasil é, atualmente, um desafio. Essa operação envolve diversas variáveis, condições tributárias, atributos e alíquotas. Com a Reforma Tributária, mais uma grande mudança se aproxima, com o início do período de testes previsto para 2026. As organizações têm, portanto, a missão de se adaptar para estar em conformidade com o novo regime.
Não é de hoje que se fala sobre a nova emenda que tem o intuito de simplificar o sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos do mundo. Na prática, a reforma prevê a extinção de cinco tributos e a criação de dois: a CBS (Contribuição de Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
Apesar do horizonte de ganhos que esse novo modelo irá trazer para a gestão fiscal, antes disso, as organizações têm um desafio pela frente. Isso é, inicialmente, durante o período de transição, as empresas irão operar em dois sistemas simultâneos. Afinal, os softwares precisarão de reajustes para incluir os novos impostos e recalcular tudo de acordo com as novas regras.
Além disso, a cada ano, as regras tributárias irão mudar. Entre 2029 e 2032, por exemplo, haverá uma redução gradual da carga do ICMS, além de o IBS ser aumentado. Diante disso, os processos de compras serão impactados diretamente, tanto no cálculo de custo quanto na composição da margem.
Isso porque, no sistema atual, o custo final de um produto inclui vários impostos que, com a Reforma Tributária em vigor, serão extintos. Assim, o valor do produto se tornará mais próximo do seu preço líquido. A equipe de compras precisará, então, focar a sua negociação no preço real e na qualidade do item a ser comprado.
Em paralelo, a composição da margem também será impactada. Hoje, esse valor é calculado sobre um custo que já carrega impostos, e o preço da venda também incorpora essa taxa. Com a nova regra, esses tributos não farão mais parte do custo, o que tornará a margem mais direta e transparente.
Essas mudanças reforçam que a Reforma Tributária não é apenas uma alteração fiscal, mas uma verdadeira transformação da cultura organizacional. O novo modelo exige, principalmente, que a área de compras deixe de ser meramente operacional e se torne estratégica. As equipes precisarão fazer análises criteriosas, considerando as janelas de oportunidade e ajustando a precificação de forma correta para não perder a competitividade.
Tendo em vista que são diversas mudanças anunciadas, é importante ressaltar que a Reforma Tributária não será prorrogada. Fazendo uma analogia, a emenda pode ser considerada como uma obra de um lado da ponte, a qual o governo brasileiro já terminou. Sendo assim, esse é o momento de as empresas também começarem a construir o seu lado.
Nesse sentido, a tecnologia se mostra, como sempre, a principal ferramenta para apoiar essa construção. Com o novo modelo de tributação, todas as regras serão alteradas, de modo que o comprador precisará se atentar às regras, isenções, reduções, entre tantos outros requisitos que farão parte desse processo. Deste modo, ter o apoio de um software de gestão robusto, sem dúvidas, é uma ação fundamental. Isso porque a ferramenta tem a capacidade de integrar os novos impostos, bem como ajuda a fazer os cálculos, levando em conta as novas regras.
Certamente, não podemos falar que a jornada de adaptação será algo simples, visto que se trata de uma mudança cultural. Por isso, ter o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem e que vem acompanhando os desdobramentos das medidas do governo é a melhor forma de atravessar esse período e manter a competitividade.
Com a proximidade da Reforma Tributária, é vital que as organizações comecem a se preparar. Popularmente, existe o conceito de que a vida do empreendedor é correr riscos, mas, na prática, o sucesso da empresa está em mitigá-los. Temos os últimos meses de 2025 que antecedem o início da transição, e nunca é tarde para começar.
Para alguns, a nova emenda é vista como um desafio. Contudo, com os recursos e parceiros corretos, é possível transformá-la em uma oportunidade. À medida que as mudanças avançam, a empresa ganha uma musculatura organizacional que traz segurança tanto para a equipe quanto para os fornecedores. Mas, para isso, a preparação continua sendo algo fundamental.
Cássio Menezes é Sales Manager da H&CO Brasil.
Izac Mendes é CEO do Grupo IMendes.
H&CO e IMendes
Para apoiar os clientes durante a Reforma Tributária, a H&CO, uma das principais empresas internacionais de consultoria em tecnologia e terceirização de serviços profissionais e parceira da SAP, conta com uma parceria estratégica com a IMendes, uma das principais empresas brasileiras de dados e motor fiscal, com mais 200 bilhões de combinações tributárias. A união tem o objetivo de oferecer às empresas um serviço especializado para preparar o software durante o período de transição. Proporcionando mais entendimento, segurança e eficiência em todas as fases.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>