Pesquisa do Sincor-SP avalia qualidade das seguradoras sob a ótica dos corretores
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Livia Alves
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O lançamento da PMC Auto 2025 Pesquisa para a Melhoria Contínua para o Seguro (especial Automóvel), marcou um evento importante na sede do Sincor-SP. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do sindicato no YouTube e contou com a presença de figuras-chave do mercado, como Boris Ber, presidente do Sincor-SP; Simone Fávaro, vice-presidente; José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine; e o consultor econômico Francisco Galiza, responsável pelo estudo.
Desenvolvida como parte do projeto SINCO (Sistema de Informações para Corretores de Seguros), a pesquisa avalia a qualidade dos serviços das seguradoras de automóvel a partir da percepção dos corretores que atuam no ramo. O levantamento foi realizado de forma confidencial com corretores do estado de São Paulo durante os meses de junho e julho de 2025.
O presidente do Sincor-SP, Boris Ber, destacou a relevância da iniciativa, afirmando que ela poderá ser expandida para outros segmentos no futuro. Ele ressaltou que a pesquisa foi “bastante ampla onde pudemos ouvir o corretor de seguros de forma super imparcial” e que o estudo inclui o compartilhamento de informações individualizadas para cada empresa. “Estamos levando essas informações de uma forma global e individualizada para todas as companhias parceiras que foram votadas, que foram pesquisadas durante esse trabalho,” disse.
José Adalberto Ferrara, da Tokio Marine, expressou grande interesse no estudo, afirmando: “Vim ouvir em primeira mão o que a pesquisa fala que nós seguradores. Sugestões de melhorias para prestar um melhor serviço a vocês corretores e assessorias que trabalham para nós.”
Em entrevista ao Cqcs, Francisco Galiza explicou que o objetivo da pesquisa é “sinalizar o mercado e as seguradoras Brasileiras e como está a avaliação dos corretores de seguros em relação aos serviços prestados no ramo de automóveis.” O estudo ouviu mais de 900 corretores e analisou 6.000 carteiras. “O objetivo é que esse material depois sirva de orientação para as seguradoras, para que tenham parâmetros estratégicos para que elas possam melhorar o atendimento para o corretor e por consequência poderem vender mais,” finalizou Galiza.
Um dos diferenciais do estudo é seu caráter construtivo: os resultados não comparam as seguradoras entre si. Em vez disso, cada companhia recebe sua avaliação individual, permitindo identificar pontos fortes e áreas que podem ser aprimoradas. Apenas as médias gerais do mercado são divulgadas ao público.
Simone Fávaro, vice-presidente do sindicato, comentou que a pesquisa e a coletiva foram uma forma de auxiliar corretores e seguradoras. “Essa pesquisa visa trazer algumas oportunidades de melhorias para as seguradoras,” ela disse, e continuou: “Nós reunimos aqui no Sincor as seguradoras para entregar um envelope individual para cada uma para que elas internalizem esses processos nas demandas que os corretores necessitam.”
Com a PMC Auto 2025, o Sincor-SP reforça seu compromisso em fornecer inteligência de mercado aos corretores e em fomentar a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelas seguradoras.
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