Mercado global de seguros P&C cresce em eficiência, capacidade e resiliência, aponta Swiss Re Institute
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Swiss Re
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Prêmios de P&C projetados para crescer em linha com o PIB global na próxima década, impulsionados por perdas crescentes com catástrofes naturais, acumulação de ativos e pressões inflacionárias econômicas e de litígios
Maturação do mercado caracterizada pela entrada de players menores, terceirização da subscrição e novas formas de transferência de risco
Resseguradoras fortes e soluções alternativas de risco, como captives e pools de risco, aumentam capacidade, acessibilidade e segurabilidade para riscos mais difíceis de cobrir
O mercado global de seguros P&C dobrou de tamanho nos últimos 20 anos, atingindo USD 2,4 trilhões. Duas décadas de inovação resultaram em maior acesso à cobertura por meio de uma combinação de estruturas convencionais e alternativas em comparação a 20 anos atrás, de acordo com o último relatório sigma do Swiss Re Institute. Um número crescente de players menores e especializados impulsiona ganhos de eficiência, enquanto resseguradoras robustas e soluções alternativas de risco ajudam a melhorar a capacidade diante de um mundo mais arriscado.
Jérôme Jean Haegeli, Economista-Chefe Global da Swiss Re, afirma:
"A rápida expansão do mercado de P&C não se refere apenas à escala, mas também a maior capacidade e resiliência. As seguradoras se tornaram mais eficientes em precificar, gerenciar e transformar riscos, apoiando a capacidade mesmo em períodos de maior incerteza. Ao mesmo tempo, as seguradoras estão transferindo uma parcela maior do risco para resseguradoras. Isso reflete a demanda por transferência de risco e uma tendência que deve continuar dado o cenário de risco. Um pilar essencial para que as resseguradoras cumpram seu papel indispensável como amortecedor de choques é uma base de capital sólida. Resseguros robustos e soluções alternativas de risco ampliam ainda mais a capacidade e ajudam a manter a proteção acessível e viável em um mundo cada vez mais incerto."
Segundo o Swiss Re Institute, os prêmios globais de P&C devem crescer em linha com o PIB nos próximos 10 anos, com o total de prêmios quase dobrando até 2040. Ao mesmo tempo, a concentração de mercado está diminuindo à medida que a competição aumenta.
Especialização e subscrição terceirizada aumentam a eficiência
Um fator-chave para destravar a eficiência é a contínua desagregação da cadeia de valor da indústria. Corretores e Managing General Agents (MGAs) estão assumindo maior papel na distribuição e subscrição, permitindo que seguradoras acessem habilidades especializadas e escala.
Paralelamente, o mercado está complementando cada vez mais o seguro tradicional com soluções alternativas de risco para acompanhar o aumento das exposições, especialmente em regiões propensas a catástrofes. Seguradoras captive agora representam um estimado de USD 60 a USD 80 bilhões em prêmios globais, permitindo que empresas auto-segurarem riscos de maior frequência enquanto aproveitam a capacidade de resseguro para exposições máximas.
Pools de seguros públicos, privados ou público-privados e mecanismos de mercado residual, como FAIR (Fair Access to Insurance Requirements) e wind pools nos EUA, desempenham um papel crescente na manutenção da disponibilidade onde a volatilidade ou experiência de perdas restringiriam o fornecimento.
Gianfranco Lot, Chief Underwriting Officer P&C Reinsurance da Swiss Re, afirma:
"O crescimento do mercado de seguros P&C é uma prova de sua capacidade de navegar em um cenário de risco complexo. Olhando para o futuro, a adoção de IA na subscrição pode direcionar a indústria para seguradoras globais ricas em dados versus especialistas mais ágeis. Essa mudança é acompanhada por uma tendência estrutural de transferir mais risco para resseguradoras, que permanecem um pilar de estabilidade e um facilitador de transformação."
Novas dependências nos mercados de capitais e no sentimento dos investidores
Com mais risco subindo na cadeia de valor, os prêmios de resseguro cresceram cerca de 7% CAGR (taxa composta anual de crescimento) na última década, em comparação a 4,2% para P&C primário. Essa arquitetura em camadas de transferência de risco – de originadores com baixo capital a resseguradoras e retrocessões apoiadas por capital alternativo – aumentou a eficiência de capital e a resiliência do mercado, mas também introduziu novas dependências nos mercados de capitais e no sentimento dos investidores.
Modelagem de risco, em domínios como catástrofes naturais, automóveis, responsabilidade civil e cibernética, é um fator-chave para fazer o modelo desagregado funcionar. Avanços na modelagem de risco facilitam a avaliação, empacotamento e transferência em larga escala de risco de originadores com baixo capital para seguradoras e resseguradoras completas. O crescimento e a consolidação de corretores atacadistas complementam essa tendência.
Se o crescimento recente de players menores será uma mudança duradoura ou um efeito cíclico de mercados rígidos dependerá das condições de precificação, do apetite atacadista e da tolerância regulatória para modelos com baixo capital.
Dinâmicas regionais em mercados avançados e emergentes
Em mercados avançados, os prêmios de P&C tanto pessoais quanto comerciais quase dobraram nas duas décadas até 2024. Propriedades superaram todas as outras sublinhas à medida que as exposições cresceram mais rápido que o PIB e esquemas obrigatórios de catástrofes naturais proliferaram, mas inflows de cat bonds e resseguro impediram crises de capacidade. Desde 2019, as linhas de responsabilidade comercial passaram de crescimento de um dígito baixo para CAGRs de um dígito alto, sendo sua rápida expansão nos EUA devido à inflação de litígios um dos principais motores de sinistros e demanda.
No segmento pessoal, produtos de propriedade e nicho compensaram a queda de longo prazo na participação de automóveis, refletindo a tendência mais acentuada de sinistros para perdas patrimoniais. O Swiss Re Institute espera que essas mega tendências continuem, com linhas de propriedade e responsabilidade expandindo em ritmo semelhante.
Em mercados emergentes, a divisão global entre linhas comerciais (46%) e pessoais (54%) deve se manter, com crescimento comercial impulsionado pela expansão das exposições corporativas e linhas pessoais apoiadas pela penetração automotiva. Mercados emergentes já representam 20% do prêmio global de P&C, sem alteração desde 2014. Aumento das capacidades técnicas indica que essa participação pode ultrapassar os 20% atuais, segundo o relatório sigma.
Swiss Re
O Grupo Swiss Re é um dos principais provedores mundiais de resseguro, seguro e outras formas de transferência de risco baseada em seguros, trabalhando para tornar o mundo mais resiliente. Ele antecipa e gerencia riscos – de catástrofes naturais a mudanças climáticas, de envelhecimento populacional a crimes cibernéticos. O objetivo do Grupo Swiss Re é permitir que a sociedade prospere e progrida, criando novas oportunidades e soluções para seus clientes. Com sede em Zurique, Suíça, onde foi fundado em 1863, o Grupo Swiss Re opera por meio de uma rede de cerca de 70 escritórios globalmente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>