Benefícios personalizados e trabalho remoto lideram atrativos no mercado de trabalho
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Amanda Pacheco Kasecker
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Especialistas da Icon Talent revelam que trabalho remoto lidera preferências de profissionais, seguido por planos de saúde e stock Options.
“Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, um bom salário já não é suficiente para conquistar os melhores candidatos. Os benefícios oferecidos nas vagas de emprego têm se tornado fator decisivo na hora da contratação”, afirma a CEO da Icon Talent, Christina Curcio. Ela destaca que os benefícios personalizados e flexíveis estão entre os mais exigidos — com destaque absoluto para a preferência pelo trabalho remoto ou híbrido.
“A pandemia trouxe uma possibilidade que hoje é vista com outros olhos por todos. E sim, a empresa que oferece essa alternativa certamente tem mais chances de atrair os melhores profissionais do mercado”, comenta.
Além de sua experiência prática e trajetória no setor, a CEO da Icon Talent embasa suas afirmações em um levantamento realizado pela empresa em agosto de 2025, que buscou identificar quais benefícios são mais valorizados por profissionais de diferentes áreas na hora de escolher entre propostas de emprego.
Foram entrevistados 231 profissionais, das áreas de tecnologia, inovação, administração, finanças e desenvolvimento. O resultado mostrou que o trabalho remoto e híbrido ocupa o topo do pódio, com 51,2% das menções. Na sequência aparecem plano de saúde e odontológico de alto nível (quase 25%), além de stock options (possibilidade de compra de ações da empresa) e participação nos lucros (19,5%). Também foram citados auxílio-educação (cursos, pós-graduação, idiomas) e cartão de benefícios flexível (alimentação, cultura, mobilidade etc.), ambos com 2,5%.
Para Janaina Lima, COO da Icon Talent, o ranking evidencia uma virada de chave cultural: “Vimos que a flexibilidade e qualidade de vida se consolida como o benefício nº 1 para os profissionais, seguida por planos de saúde completos e por stock options e PLR, que representam a conexão entre esforço e recompensa. Já os benefícios educacionais sinalizam a busca por atualização contínua em um mercado dinâmico, e o cartão de benefícios flexível simboliza a tendência de personalização”, resume.
Tendências globais que reforçam o cenário
O levantamento da Icon Talent converge com diversas pesquisas internacionais que apontam para o mesmo movimento. Relatórios recentes da Deloitte e da PwC mostram que mais de 70% dos profissionais em mercados maduros priorizam flexibilidade e bem-estar em detrimento de salários maiores. Já a McKinsey destaca que empresas que oferecem stock options e participação nos lucros apresentam até 30% menos turnover, ao conectar colaboradores ao propósito e aos resultados da organização. Outro dado relevante é o crescimento do mercado de benefícios flexíveis, que deve movimentar mais de US$ 2 bilhões na América Latina até 2027.
“Tanto as pesquisas nacionais como as internacionais mostram que os profissionais já não enxergam apenas o salário como decisor de carreira. O pacote de benefícios é, cada vez mais, a moeda de valor para atrair e reter talentos. Importante frisar também que, especialmente no pós-pandemia, a segurança física e a saúde mental aparecem como fatores essenciais para a produtividade”, destacam as especialistas.
Erros comuns das empresas
As respostas da pesquisa da Icon Talent também revelaram os deslizes mais recorrentes cometidos pelas empresas:
Benefícios engessados, que não se adaptam à diversidade de perfis.
- Pacotes desconectados da realidade do colaborador, como oferecer estacionamento a quem utiliza transporte público.
- Exclusividade a certos perfis, com benefícios pensados apenas para quem tem família.
- Falta de escuta ativa, insistindo em “pacotes de prateleira” sem mapear o que gera valor.
“Os gestores precisam entender que o jogo mudou: flexibilidade, bem-estar e participação real nos resultados da empresa são fatores decisivos. Organizações que ainda insistem em pacotes tradicionais correm o risco de perder talentos para concorrentes mais atentos. O futuro das contratações está na personalização, na escuta ativa e no alinhamento entre vida pessoal e profissional dos colaboradores”, finaliza Christina.
Sobre a Icon Talent
A Icon Talent é uma empresa especializada em processos de recrutamento e seleção nas mais diversas áreas, com alta expertise na área de TI. A empresa é liderada pelas sócias Christina Curcio e Janaina Lima, profissionais do ramo de TI que, após atuarem por mais de 25 anos como gestoras na área de tecnologia em grandes empresas como Nissan, American Axle, Grupo Positivo, Volvo, entre outras, perceberam que existia um gap na hora de contratar profissionais especializados. Hoje, a Icon Talent tem também em seu portfólio serviços como background check, pesquisa de cargos e salários, consultoria de RH e TI, cursos, treinamentos, recrutamento e seleção. Em sete anos de trajetória são mais de 450 clientes, entre multinacionais, empresas nacionais de médio e grande porte do Brasil e do mundo, e mais de 4.500 profissionais contratados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>