Formação estratégica para enfrentar riscos emergentes e crescentes nas empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por ENS
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Eventos climáticos extremos estão cada vez mais frequentes e intensos em todo o mundo, provocando prejuízos em larga escala para sociedades, empresas e setores da economia. Na indústria de seguros, os impactos são diretos e crescentes, como destacou a terceira edição do Seminário de Inovação e Seguros, realizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no dia 15 de agosto.
Consolidado no calendário acadêmico da ENS, o evento reúne especialistas para apresentar estudos multidisciplinares sobre os principais desafios do setor. No painel dedicado a riscos climáticos, a superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall’Agnol, mostrou dados que comprovam a gravidade do cenário.
Segundo a executiva, tanto a frequência quanto a severidade dos eventos extremos aumentaram significativamente. “Em 2024, as perdas globais causadas por desastres naturais somaram quase 370 bilhões de dólares, e apenas 40% desses prejuízos contavam com cobertura de seguros. Isso revela um gap de proteção de 60%”, destacou.
Dall’Agnol revelou que a situação é preocupante no Brasil. “Entre 2013 e 2024, cerca de 94% dos municípios no Brasil registraram algum evento climático extremo com prejuízos vultosos, enquanto apenas 17% das residências contavam com seguro residencial. Isso evidencia uma vulnerabilidade significativa da população”, alertou.
Certificação especializada
Diante do forte impacto dos eventos climáticos no setor de seguros, cresce a necessidade de profissionais preparados para gerenciar riscos, analisar sinistros e garantir a sustentabilidade das operações das empresas. Pensando nisso, a ENS lançou a Certificação Avançada em Riscos Climáticos e Catastróficos.
Com início programado para setembro, o programa alia teoria e prática na medida certa. O conteúdo aborda desde alternativas para mitigar perdas por grandes catástrofes até os mais variados eventos climáticos e suas consequências para o setor de seguros.
A coordenação é do advogado especialista em Seguros e Resseguros, Gustavo León, e do ex-presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Seguros, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Associação Internacional do Direito do Seguro – AIDA Brasil, Pery Saraiva Neto.
As inscrições estão na reta final e os interessados podem conferir todos os detalhes clicando acima, no nome do curso.
ASG e Seguros
Outra formação da ENS voltada para as questões climáticas é a Certificação Avançada em ASG e Seguros, que prepara profissionais para atuarem de forma responsável e estratégica no setor.
A pauta ASG (Ambiental, Social e Governança) tem ganhado cada vez mais relevância no mercado de seguros, servindo como referência para avaliar a sustentabilidade das companhias e negócios a longo prazo. Empresas, executivos, marcas e negócios estão cada vez mais atentos aos critérios que envolvem esses três pilares.
Para apresentar uma visão completa sobre ASG nos seguros e ensinar práticas para integrar a tríade na cultura, estratégia e compliance das organizações, a quarta turma da certificação terá início em outubro.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem buscar mais informações e se matricular.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>