Proteção empresarial: 5 maneiras de usar IA contra ciberataques
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Renato Caliman
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Especialista em cibersegurança revela cinco ações práticas com IA para prevenir invasões e conter danos antes que se tornem crises
Cerca de 79% das instituições da América Latina foram alvo de ataques de ransomware — um índice muito acima da média global de 53%. Os dados são do relatório “Cenário de Riscos Cibernéticos para o Setor Financeiro da América Latina em 2025”, produzido pela Duke University, Recorded Future e Digi Americas e apresentado no AWS re:Inforce, nos Estados Unidos. O Brasil lidera o ranking de alvos na região, seguido por México e Argentina.
Com a digitalização acelerada e o aumento das ameaças virtuais, proteger os sistemas corporativos nunca foi tão urgente. Empresas de todos os portes estão cada vez mais expostas a ataques sofisticados, muitas vezes silenciosos, que comprometem dados, paralisam operações e afetam a reputação das marcas. Neste cenário, a inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma poderosa aliada na cibersegurança, especialmente quando usada de forma estratégica e preventiva.
Segundo Daniel Tieppo, especialista em cibersegurança e Diretor Executivo da HexaDigital, a lógica da segurança precisa mudar. “Não basta mais reagir ao ataque depois que ele acontece. “Hoje, a IA permite que a empresa atue proativamente, antecipando movimentos, identificando vulnerabilidades e mitigando riscos em tempo real”, completa.
Pensando no aumento dos ataques virtuais e na urgência de fortalecer a proteção corporativa, o especialista traz 5 dicas práticas para usar a IA a favor da segurança digital da sua empresa. Veja abaixo:
Invista na análise comportamental com IA
O comportamento de usuários, sistemas e dispositivos corporativos segue padrões previsíveis. A IA pode ser configurada para entender esses padrões e identificar qualquer atividade fora do comum, como acessos em horários incomuns, downloads suspeitos ou tentativas de login de locais diferentes. “Com agentes inteligentes monitorando o ambiente, é possível detectar movimentações atípicas e bloquear possíveis ameaças antes que elas evoluam para uma invasão completa”, destaca Tieppo.
Automatize auditorias com inteligência artificial
Ambientes híbridos, com múltiplas nuvens, sistemas locais e ferramentas de terceiros, são difíceis de auditar manualmente. A IA pode automatizar essa verificação contínua de conformidade com políticas internas e normas regulatórias. “Com auditorias em tempo real, as empresas conseguem identificar e corrigir vulnerabilidades mais rapidamente e garantir que toda a estrutura esteja sempre dentro dos parâmetros de segurança exigidos”, afirma o especialista.
Monitore a dark web com apoio de agentes inteligentes
Muitos ataques começam bem antes de atingir os sistemas da empresa e, muitas vezes, os sinais estão na dark web. A IA pode ajudar a rastrear esses sinais, como tentativas de venda de credenciais corporativas ou menções a serviços internos em fóruns clandestinos. “Esse tipo de monitoramento preventivo permite que a empresa atue com antecedência, neutralizando ameaças antes que elas se concretizem”, explica Tieppo.
Use IA para capacitar sua equipe de cibersegurança
A escassez de profissionais especializados é um desafio global. Nesse contexto, ferramentas de IA podem ser utilizadas para treinar e capacitar times de segurança, com simulações de ataques, análise de cenários e recomendações automatizadas. “Além de potencializar o trabalho dos profissionais, a IA acelera o desenvolvimento interno da equipe e contribui para uma cultura de segurança mais forte”, diz o diretor executivo da HexaDigital.
Integre IA ao plano de resposta a incidentes
Mesmo com todas as camadas de proteção, incidentes podem acontecer. O diferencial está em como a empresa reage. A IA pode acelerar a detecção de falhas, isolar máquinas comprometidas, ativar protocolos de contenção e gerar relatórios automáticos para tomada de decisão. “Ao integrar a IA ao plano de resposta a incidentes, a organização ganha velocidade, precisão e capacidade de mitigação de danos”, conclui Tieppo.
Sobre o HexaDigital
A empresa do Grupo MakeOne, nasceu para tornar a cibersegurança mais acessível e eficiente às empresas brasileiras. Com mais de 40 anos de experiência herdadas pela holding e mais de 100 clientes ativos, oferece tecnologia 360° em segurança, infraestrutura, comunicações e gestão de sistemas. atua como parceira estratégica, simplificando riscos e entregando soluções que unem inteligência, segurança e eficiência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>