Cenário Econômico Atual: Desafios e Oportunidades para Médias Empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Claudio Barreto
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
No Fórum Anual das Médias Empresas da Fundação Dom Cabral, especialistas discutiram como o atual contexto político e econômico desafia, mas também abre oportunidades para o crescimento do setor
O primeiro dia do Fórum Anual das Médias Empresas, realizado em São Paulo pela Fundação Dom Cabral, trouxe como destaque a palestra “Presente e futuro político-econômico: como as médias empresas podem se posicionar”. O debate, mediado por Bruno Carazza, professor da Fundação Dom Cabral, reuniu representantes do BNDES, Caixa Econômica Federal e ApexBrasil para discutir como as médias empresas podem enfrentar as incertezas do presente e se preparar para um futuro de transformações.
Na ocasião, os especialistas ressaltaram que o Brasil vive um cenário ambíguo: de um lado, indicadores como a desaceleração do PIB e o encarecimento do crédito pressionam a economia; de outro, a taxa de emprego está em alta e o rendimento médio da população cresceu, o que impulsiona o consumo e dá mais poder de compra para a população.
Para Tiago Peroba, chefe do Departamento de Clientes e RI do BNDES, esse é o momento de reforçar a importância das médias empresas na engrenagem econômica. “Apesar do ambiente desafiador, em 2024 o BNDES destinou R$ 92,4 bilhões para micro, pequenas e médias empresas, porque acreditamos que esse segmento é fundamental para a inovação, geração de empregos e fortalecimento da economia local”, destacou.
O debate também chamou atenção para aspectos estruturais que influenciam o ambiente de negócios no Brasil. Mesmo com a elevação dos custos, o chamado “tarifaço”, pressionando o caixa das empresas, enquanto o alto nível de endividamento das famílias limita o consumo, também vivemos um processo de bancarização da população, o que aumenta a concorrência entre instituições financeiras, ampliam o acesso ao crédito e colabora para aumentar o poder de compra do brasileiro, impactando diretamente as médias empresas.
Rodrigo Bampi, Head do Segmento Middle da Caixa Econômica Federal, ressaltou que os empresários precisam estar atentos às mudanças de comportamento do consumidor. “O crédito mais caro é uma barreira real, mas o aumento da renda média abre espaço para novos mercados. As empresas que souberem se adaptar ao novo perfil de consumo e oferecer valor agregado têm condições de crescer mesmo em períodos de incerteza”, afirmou.
Já no campo da internacionalização, Clarissa Furtado, representante da ApexBrasil, reforçou que a busca por mercados externos é um caminho estratégico para que as médias empresas possam se desenvolver e conquistar outros mercados. “Para as médias empresas, esse é um momento de investir em diferenciação e explorar novas oportunidades de exportação. A ApexBrasil está preparada para apoiar esse processo”, afirmou.
Encerrando o painel, o mediador Bruno Carazza lembrou que, embora os empresários muitas vezes se sintam paralisados pelas notícias negativas do cenário econômico, é justamente em períodos de instabilidade que surgem oportunidades de reposicionamento. “O desafio é olhar além das dificuldades imediatas e construir estratégias de longo prazo, que permitam às médias empresas se fortalecerem diante das mudanças”, concluiu.
Sobre o Fórum Anual das Médias Empresas
Evento focado em líderes e gestores de empresas de médio porte, que oferece conteúdo estratégico sobre governança, inovação, sucessão e gestão. Este ano, o fórum acontece em São Paulo, com um novo formato e temas relevantes para o crescimento e fortalecimento dessas empresas. O Fórum é organizado pela Fundação Dom Cabral, uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, e pela Francal, maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira.
Sobre e Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com 48 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo nos rankings de Educação Executiva do Financial Times 2025 — 4ª colocada em Programas Abertos (1º lugar em cinco critérios dessa categoria) e 8ª em Programas Customizados. Oferece soluções de desenvolvimento, preparando líderes para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras para pessoas, organizações de médio e grande porte, públicas e privadas, e a sociedade. Com uma abordagem única, integra rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social. Em 2024, mais de 20 mil participantes foram certificados pela FDC.
Além de sua atuação na educação executiva e acadêmica, a FDC também investe no desenvolvimento social, apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais. A instituição conta com um robusto programa de bolsas de estudo, consolidando suas ações no âmbito da educação social. O portal Seja Relevante amplia ainda mais essa capilaridade, ao democratizar o acesso a conteúdos sobre gestão, negócios, impacto social e carreira.
Sobre a Francal
Somos a maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira e um ecossistema completo para eventos que une uma extensa variedade de produtos ou serviços em um local único, e que simplifica a jornada do nosso cliente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>