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2ª Convenção Aconseg-CO: assessorias oferecem inteligência de mercado para corretores

Além do apoio operacional, assessorias podem estruturar os parceiros no mundo digital, estabelecer parcerias com especialistas e ampliar a ajuda em outras etapas da venda

As assessorias em seguros da região Centro-Oeste são inquietas quando o assunto é aprimorar a qualidade do apoio oferecido aos corretores de seguros.

Durante a 2ª Convenção da Aconseg Centro-Oeste, realizada nos dias 28 e 29 de agosto, no Malai Manso Resort (MT), elas debateram com os executivos de seguradoras parceiras temas como a falta de mão de obra qualificada no mercado de seguros, o seguro mais adequado às novas realidades de consumo, como tornar real a promessa de crescimento e o que as assessorias podem fazer para se tornarem braços indispensáveis da distribuição da companhia.

Sabatinados por Enir Junker, Jeremias Cézar e Alessandra Gaiato, respectivamente presidente, vice-presidente e membro do Conselho da Aconseg Centro-Oeste, os executivos de cinco seguradoras foram unânimes sobre o fato de as assessorias hoje já absorverem muitas demandas dos corretores de seguros. No entanto, é necessário ir além.

Agora, para Jean Brunetto, diretor comercial regional Centro-Oeste da Tokio Marine, as assessorias podem dar uma virada. “Vocês fizeram um trabalho brilhante até hoje, mas há algo mais a ser feito”, disse.

Em sua visão, já que muitos corretores não têm estrutura multiprodutos, ajudá-los a construir parcerias é um ótimo caminho. “Muitas vezes, o corretor não tem tempo para se dedicar a estudar um grande negócio. Ele tem o cliente, mas não detém o conhecimento. Por isso, a parceria entre corretores especialistas, por exemplo, de transporte e garantia. O futuro do nosso mercado também passa por parcerias. Fiquem atentos às oportunidades e à escolha de parceiros sólidos e confiáveis. Podemos ser mais rápidos e objetivos”, indicou o diretor da Tokio.

“A carga operacional foi deixada para trás. As assessorias podem levar mais inteligência de mercado para os corretores, como por exemplo, oferecer consultoria para o corretor de seguros através de ferramentas digitais”, recomendou Antonio Edmir Ribeiro, diretor Territorial da MAPFRE.

Para ele, é necessário mostrar o novo mundo para o corretor, inclusive deixá-lo, cada vez mais, com tempo para ofertar seguro. “As assessorias, com o olhar das consultorias especializadas em vender, precisam ouvir a vocação do corretor e o desejo de expansão”, acrescentou.

As assessorias devem ter o protagonismo da visão, conforme Eduardo Grillo, diretor comercial da Suhai Seguradora. “Qual é a proposta das assessorias?”, questionou ao lembrar que as inteligências artificiais exercem o papel de criar jornadas de seguro melhores. “O papel que falta a vocês é ajudar na venda. É contribuir com o corretor no funil de vendas. Assim vocês terão um lifetime value mais longo”, sugeriu.

2 Convenção Aconseg Centro-Oeste - painel com as seguradoras

Sabatinados por Enir Junker, Jeremias Cézar e Alessandra Gaiato, respectivamente presidente, vice-presidente e membro do Conselho da Aconseg Centro-Oeste, os executivos de cinco seguradoras foram unânimes sobre o fato de as assessorias hoje já absorverem muitas demandas dos corretores (fotos: Fernando Vilarindo)

Outro ponto indicado por Grillo é o apoio para o corretor no mundo digital, ajudando-os, por exemplo, a criar landpages. “A assessoria precisa atender o corretor nos problemas e ter protagonismo em outras etapas que envolvem a venda. Temos muito espaço para crescer”, ressaltou.

Para Gabriel Mariano, superintendente de Negócios da Bradesco Seguros, a assessoria pode servir de hub para o corretor, oferecendo serviços para ele. “A assessoria tem de ajudar e oferecer serviços e produtos ao corretor, ou seja, contribuir para o corretor a construir a sua carteira”.

Solon Barreto, VP de UX da Alba Seguradora, ressaltou que as assessorias são um fenômeno no mercado de seguros e por isso a Alba nasceu com apenas duas bases físicas – São Paulo e Bahia – e optou por desenvolver a capilaridade com essas parceiras.

“Hoje, estamos presentes em 12 estados com 30 assessorias atuantes. Precisamos escolher os parceiros certos para uma relação ganha-ganha. Essa é uma oportunidade de falar de estratégias de coração aberto, pois pensando juntos iremos transformar o mercado”.

Diego Bifone, diretor comercial regional Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso da MAPFRE, acrescentou: “Vocês são assessores dos corretores. Nosso mercado tem de ser relevante no Brasil. Muito mais do que o crescimento de prêmios, a relevância tem que, de fato, acontecer”., via Revista Cobertura


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