Dicas da EXA para se proteger contra golpes online em festivais
Ingressos falsos, links suspeitos e perda de celular estão entre os principais riscos que exigem atenção do público
Um dos grandes festivais de música do país está de volta à capital paulista e promete repetir o sucesso de sua primeira edição, realizada em 2023, quando reuniu centenas de milhares de pessoas no Autódromo de Interlagos. Com ingressos disputados, o festival pode se tornar alvo de golpistas que aproveitam o entusiasmo do público para aplicar golpes online. Além disso, situações como perda, furto ou roubo de celulares também são frequentes em eventos como esse e podem trazer prejuízos.
Segundo recente pesquisa realizada pela EXA, maior ecossistema de segurança digital do país, com 1.545 pessoas, mais de 40% dos entrevistados afirmaram já ter sido vítimas de algum tipo de incidente digital, como golpes, tentativas de fraude e invasões de redes sociais. O estudo também revelou que 64% dos brasileiros temem o vazamento de dados bancários.
“A empolgação de ir a um festival desse porte não pode ser maior do que o cuidado com a segurança. Pequenas atitudes antes e durante o evento fazem toda a diferença para evitar golpes e prejuízos maiores. Na EXA, nossa missão é oferecer segurança real para a vida conectada. Queremos que as pessoas tenham a liberdade para viver cada momento, com a tranquilidade de saber que existe um ecossistema completo cuidando delas”, afirma Laura Rocha Barros, Vice-presidente de Produtos e Marketing da EXA.
Para ajudar os fãs a aproveitarem os shows com mais segurança, Laura lista cuidados indispensáveis. Confira:
1. Compre apenas pelo canal oficial
Sempre verifique se ainda há ingressos disponíveis no site oficial do festival. Muitos golpes envolvem a venda de ingressos falsos em sites paralelos, grupos de WhatsApp ou links suspeitos que circulam nas redes sociais.
2. Cuidado com anúncios em redes sociais
Fraudadores costumam criar perfis falsos para anunciar ingressos em comentários ou mensagens diretas. Antes de efetuar qualquer pagamento, analise com atenção o perfil: foto, publicações, tempo de criação da conta e seguidores em comum. Se houver qualquer sinal de desconfiança, não compre.
3. Desconfie da pressa para fechar negócio
Golpistas geralmente pressionam a vítima a concluir a compra rapidamente, alegando “última oportunidade” ou “ingresso único disponível”. Essa sensação de urgência é uma tática para que o comprador não tenha tempo de refletir e acabe caindo no golpe.
4. Evite usar Wi-Fi público sem proteção
Não utilize redes Wi-Fi abertas para acessar aplicativos bancários ou realizar compras. O uso de VPN é fundamental para manter a conexão segura e evitar que seus dados sejam interceptados.
5. Reforce a segurança do seu celular contra perdas e furtos
● Deslogue do e-mail principal: ele é usado para recuperação de senhas e pode abrir acesso a diversas contas.
● Diminua os limites bancários e oculte ou remova aplicativos de banco
● Nunca salve senhas no bloco de notas ou em conversas fixadas – opte por um gerenciador seguro de senhas.
● Ative recursos de busca e localização do celular.
● Anote o número do IMEI e registre Boletim de Ocorrência online em caso de roubo.
● Faça backup para recuperar informações e memórias importantes.
● Use biometria, reconhecimento facial ou senhas adicionais nos aplicativos mais sensíveis para dificultar o acesso indevido.
● Considere contratar um seguro acessível para minimizar prejuízos financeiros.
Além das medidas individuais, aplicativos de proteção digital podem reforçar a segurança. O EXA Segurança, disponível para dispositivos móveis, oferece navegador seguro, verificação de QR Codes, VPN e outros recursos de proteção, ajudando a blindar o celular contra ameaças digitais e físicas.
Já o EXA Seguros é a solução que combina tecnologia, inteligência artificial e proteção em tempo real para garantir segurança total do celular e dos meios de pagamento digitais.
Para mais informações, confira o site oficial da EXA.
Sobre a EXA
Nascida em 2022, a EXA oferece um ecossistema completo de proteção digital com serviços de segurança para celulares, contas bancárias, dados e armazenamento em nuvem disponíveis para empresas e usuários finais de forma integrada, descomplicada e acessível. O portfólio de produtos inclui aplicativos focados em segurança digital, VPN, Cloud, checagem de QR Code, antivírus e seguros com tecnologia.
Em 2024, a EXA recebeu um aporte de R$ 160 milhões captados via Grupo FS, maior holding brasileira de cibersegurança, para o desenvolvimento e distribuição de soluções tecnológicas que garantam um ambiente digital seguro e confiável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>