Como potencializar seus negócios com o ChatGPT: quatro estratégias essenciais
Especialista revela como transformar a inteligência artificial em uma aliada estratégica para processos criativos e personalizados
Com a inteligência artificial cada vez mais presente nas demandas do dia a dia e se tornando uma aliada no mundo dos negócios, o multiempresário Rafael Wisch, fundador da Greenn, uma das principais plataformas de pagamento de infoprodutos do Brasil, revela formas de criar conteúdos autênticos e personalizados com o ChatGPT. “O segredo está em saber conduzir a ferramenta com clareza. Um bom prompt é como um briefing bem feito. Quanto mais claro você for, mais personalizada e útil será a resposta da IA”, explica o empresário.
Para utilizar o ChatGPT da melhor forma tem que saber usar o “prompt” correto, que nada mais é do que o comando ou instrução que devemos fornecer para uma inteligência artificial para que ela gere uma resposta, texto, imagem ou outra ação. Rafael Wisch dá um exemplo de prompt: “Você é um redator publicitário. Escreva um post de Instagram para mães empreendedoras, em tom emocional e inspirador. O tema é: ‘culpa materna no empreendedorismo’. Use até 150 palavras. Finalize com uma chamada para ação”, explica.
Pensando nisso, ele listou quatro dicas para ajudar a dar originalidade e personalidade às demandas diárias. Confira:
1.Explique quem é o público
A IA precisa entender para quem está escrevendo ou produzindo. “Não é a mesma coisa falar com um investidor, um estudante ou uma mãe empreendedora. Quando você explica quem é o público, a resposta já vem mais ajustada à realidade da comunicação”, afirma Rafael Wisch.
2.Defina o formato e o objetivo
É essencial deixar claro se você quer um post para redes sociais, um roteiro de vídeo, um e-mail ou até uma apresentação. “A IA não adivinha o que você precisa. Se o objetivo é vender, engajar ou informar, isso precisa estar no prompt”, reforça o fundador da Greenn.
3.Mostre exemplos de tom ou estilo
Indicar referências ajuda a IA a entender o estilo desejado. “Peça um texto inspirador, técnico, descontraído ou até mande exemplos. É como quando você mostra para um designer referências visuais. A IA aprende pelo caminho que você traça”, explica o multiempresário.
4.Revise a resposta e reforce instruções
O trabalho não termina na primeira resposta. “Ajuste, peça melhorias, adicione detalhes. O ChatGPT é colaborativo. Quanto mais você refina, mais próximo chega do resultado ideal”, conclui.
Sobre Rafael Wisch
Rafael Wisch é um multiempresário brasileiro que saiu da venda de sorvete para liderar um ecossistema de empresas inovadoras. Fundador da Greenn e de projetos em inteligência artificial, Wisch tem como marca a criação de negócios com impacto real, unindo tecnologia, propósito e visão estratégica. Idealizador do movimento Digital Sem Atalho (DSA), ele representa uma nova geração de líderes que equilibram crescimento com ética, inovação e transformação social.
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