2ª Convenção da Aconseg-CO destaca importância das assessorias para corretores
Mais do que intermediárias, assessorias em seguros são agentes de transformação e inclusão; temas como comunicação, estratégia de negócios, nova lei de contratos de seguros e inteligência artificial foram destacados durante o encontro
A primeira parte da 2ª Convenção das Assessorias da Aconseg Centro-Oeste (Aconseg-CO) discutiu temas importantes como a nova lei de contratos de seguros, nº 15.040/24, mas sobretudo a importância das assessorias em seguros no apoio ao corretor de seguros.
“Hoje é um dia de construção de caminhos para o futuro do canal de distribuição, um momento de reflexão e ação. O mercado tem passado por muitas transformações. Nós, enquanto assessorias, temos o desafio e a missão de levar, através dos nossos braços, os produtos das nossas seguradoras aos corretores”, destacou a presidente da Aconseg Centro-Oeste, Enir Junker, durante a abertura dos trabalhos.
Enir aproveitou o ensejo da realização da convenção no interior do Mato Grosso para ressaltar a importância do trabalho das assessorias, sobretudo nos diversos rincões do Brasil. Afinal, é muito comum as assessorias da região Centro-Oeste percorrerem quilômetros para visitar os corretores.
“É mais fácil falar de cultura do seguro quando falamos de regiões como São Paulo e Rio Grande do Sul. Nas capitais, onde atuamos, a cultura do seguro ainda não está de acordo, mas, aqui, se faz valer ainda mais o papel das assessorias como braços fundamentais e responsáveis por levar a cultura do seguro e possibilitar às seguradoras cumprirem as suas promessas”, ressaltou Enir.
A presidente ainda chamou a atenção para o fato de as assessorias precisarem reconhecer a sua importância no mercado de seguros. “Mais do que intermediários, somos agentes de transformação e inclusão. Esse é um momento de construir soluções coletivas, que cada contato os ajude a sair mais fortes e unidos”.
Conquistas
A Aconseg Centro-Oeste foi fundada em 14 de setembro de 2023. Segundo Oraida Ferreira, associada à Aconseg Centro-Oeste, em pouco tempo a associação já possui grandes realizações. “A Aconseg Centro-Oeste nasceu para transformar o papel das assessorias no mercado de seguros. Mais do que representação institucional, somos o elo de fortalecimento de distribuição, pois apoiamos os corretores para ampliar resultados e expandir mercado”.
“O nosso comprometimento é com a distribuição bem-feita do seguro. A criação da Aconseg-CO teve uma grande importância porque estamos nos empoderando e trocando informações. Criamos o Selo de Qualidade para nos cobrarmos todos os dias”, comentou Jeremias Cezar, vice-presidente da Aconseg Centro-Oeste.
Distribuição no mercado de seguros
Paulo Cesar Martins, superintendente sênior da Bradesco Auto/RE e presidente do Sindseg BA, SE, TO, destacou que esse é um momento oportuno para falar de seguro, inclusive porque as mudanças climáticas, que têm impactado a sociedade brasileira, também interferem no mercado de seguros. “Brasil já é o décimo país com maior volume de desastres climáticos no mundo. Em 2024, tivemos 1,6 mil desastres naturais registrados no país, sendo que 94% dos municípios decretaram emergência ou estado de calamidade pelo menos uma vez”.
Ele ressaltou que a avalanche de informações recebidas sobre o clima contribui para a cultura do seguro. “Precisamos entender como nós, do mercado de seguros, estamos nos comunicando com o consumidor. Não adianta a mídia bombardear de informações se não deixarmos isso bonito e pensarmos como usar as informações diárias e conecta-las ao mercado de seguros”.
“É necessário investir em capacitar e mudar a forma de treinamento, olhando para os comportamentos em vez de falar somente de produtos. Esse é o movimento que as assessorias têm de fazer para nos ajudar. Precisamos focar menos em produto e mais em experiências, histórias e propósitos e aproveitar o que está acontecendo no entorno para trazer para o cliente”.
“A assessoria ao pequeno e médio corretor é fundamental. O que seria do corretor de seguros hoje sem assessoria? A assessoria entra e faz uma parte do serviço do corretor e ele foca no cliente. A assessoria é fundamental para nós, corretores de seguros. Elas potencializam a indústria de seguros e cria um horizonte de oportunidades para nós, corretores de seguros”, disse José Cristovão Martins, presidente do Sincor-MT.
Segundo Enir, com a exceção das grandes corretoras, todos os corretores de pequeno e médio porte são atendidos por uma assessoria em uma ou outra seguradora no Centro-Oeste.
A nova lei e as assessorias
Marco Antonio Gonçalves, presidente do Fórum Mario Petrelli e presidente do Conselho Consultivo da MAG Seguros, trouxe reflexões sobre as mudanças no mercado de seguros.
Ele citou duas transformações importantes na trajetória do mercado: o bancassurance e o surgimento das assessorias em seguros. “Hoje, as assessorias são essenciais para o mercado de seguros. Elas trouxeram credibilidade. As seguradoras ficaram ‘geladas’ e as assessorias ocuparam um espaço no atendimento ao corretor. As assessorias têm que fazer com que o corretor seja um consultor de seguros e mostrar o caminho para que ele possa prosperar cada vez mais. Temos espaço todos crescerem e se desenvolverem. Vamos ter que trabalhar com o foco de preparar o corretor para o futuro. No Brasil, o seguro já passou por várias fases até chegar a essa nova era”, ressaltou.
Sobre a lei 15.040/24, Gonçalves destacou que simboliza uma nova era para o mercado de seguros. “A lei trouxe um upgrade do mercado segurador brasileiro. O que muda? Passamos a ser um país que tem uma lei de seguros própria e não mais cinco artigos do Código Civil. Hoje temos uma legislação específica no mercado de seguros que engloba segurador, corretor, ressegurador e consumidor”.
Segundo ele, as assessorias são fundamentais nesse processo porque irão aculturar o corretor de seguros. “A proposta e a formação do contrato de seguros, que já era importante, agora passa a ser ainda mais importante. As assessorias têm papel preponderante, pois exercem uma conexão importante entre o corretor, o consumidor e a seguradora”.
A 2ª Convenção das Assessorias da Aconseg Centro-Oeste foi realizada de 28 a 29 de agosto no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães (MT) e reuniu as associadas e as companhias parceiras para discussão de temas importantes.
Durante o evento, João Duarte, cofundador e CTO da Olik, compartilhou um breve histórico do avanço da inteligência artificial. Ele também falou da criação da Minha Corretora Digital, projeto da Olik que tem como objetivo levar o pequeno corretor para o mundo digital e fazer com que ele venda sem esforço. “É alavancar uma venda que, hoje, o corretor não tem”, destacou Duarte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>