Logo
Imprimir esta página

Empresas agora podem usar registro de ponto via WhatsApp; entenda como funciona

Com integração à CLT e à Portaria 671, sistema transforma marcações em relatórios confiáveis para o RH

O registro de ponto pelo WhatsApp começa a ganhar espaço no mercado de trabalho brasileiro. A novidade, oferecida pela Sesame HR, permite que funcionários marquem entrada, pausa e saída diretamente no aplicativo de mensagens, com validade legal garantida pela CLT e pela Portaria 671 do Ministério do Trabalho.

O processo é simples e dura 30 segundos: o colaborador envia uma mensagem no horário da jornada e recebe a confirmação em tempo real. Recursos como geolocalização e reconhecimento facial podem ser ativados para reforçar a segurança. Todos os registros ficam salvos em nuvem e são auditáveis.

Segundo Tiago Santos, vice-presidente da Sesame HR, a solução une praticidade e confiabilidade. “O WhatsApp simplifica a marcação de ponto, mas é o sistema por trás que transforma cada registro em dados confiáveis para a empresa”, afirma.

Além de facilitar o dia a dia dos funcionários, a tecnologia dá mais visibilidade para gestores e ajuda a reduzir falhas ou fraudes.

“Quando o colaborador usa um canal que já faz parte da sua rotina, a adesão é natural. O diferencial está em transformar essas marcações em dados estratégicos para o RH”, diz Santos.

A legislação brasileira exige que empresas com mais de 20 funcionários façam o controle de jornada. Com a atualização da Portaria 671, aplicativos como o WhatsApp podem ser usados, desde que estejam integrados a um sistema homologado e compatível com o eSocial.

Para Santos, a inovação ajuda a reduzir riscos trabalhistas: “mais do que registrar, o sistema atua como uma barreira contra erros que poderiam virar passivos.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto