FenSeg destaca papel estratégico do uso de dados no seguro de automóvel durante 3ª edição do Conexão Corporativa
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fenseg
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A FenSeg marcou presença na 3ª edição do Conexão Corporativa, promovida pela CNseg em São Paulo no dia 27 de agosto, reunindo seguradoras associadas e especialistas para debater os impactos da transformação digital e da inteligência de dados no mercado segurador. A federação participou ativamente da programação, com o presidente Ney Ferraz Dias no painel de abertura e o presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Fraudes, Fábio Korb, na apresentação especial sobre fraudes em automóveis.
Na abertura do encontro, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destacou que a indústria de seguros investiu cerca de R$ 20 bilhões em tecnologia em 2024, sublinhando a centralidade do tema para a competitividade e a segurança do setor.
Painel de abertura com foco no ramo Auto
O painel inaugural, “Tecnologias para o Ramo Auto: a importância do uso estratégico de dados para expandir negócios e prevenir fraudes”, contou com a participação do presidente da FenSeg, Ney Ferraz Dias, de Roberto Santos, presidente do Conselho Diretor da CNseg, e de André Vasco, diretor de Serviços às Associadas da CNseg, como moderador.
Em sua apresentação, Ney Ferraz Dias abordou os múltiplos vetores de transformação que impactam o seguro de automóvel, desde a evolução tecnológica dos veículos — como os sistemas ADAS e a popularização dos elétricos — até mudanças de comportamento do consumidor, maior demanda por personalização e o avanço da inteligência artificial. O dirigente também ressaltou que a conectividade, o uso de bases externas de dados e a automação na precificação já estão moldando um mercado mais eficiente, sustentável e alinhado às expectativas do cliente.
“O uso inteligente de dados e novas tecnologias permite não só precificação mais justa e assertiva, mas também melhora a experiência do cliente e fortalece o combate às fraudes”, afirmou o presidente da FenSeg. Segundo ele, quando o setor trabalha de forma colaborativa, compartilhando informações, todos ganham — seguradoras, consumidores e a sociedade como um todo.
Combate à fraude em evidência
O evento também trouxe ao palco Fábio Korb, presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Fraudes da FenSeg, que destacou os avanços obtidos pelo setor nos últimos anos, com apoio da CNseg, no monitoramento e investigação de tentativas de fraude. Segundo ele, a atuação conjunta entre seguradoras já evitou prejuízos bilionários e resultou em denúncias criminais e prisões de fraudadores, reforçando o papel estratégico da colaboração e do uso de tecnologia na proteção do mercado e dos consumidores.
Na sequência, o Painel 2 abordou os benefícios do uso de dados em Vida, Previdência e Saúde, com a participação de Felipe Votto Ferreira (Prudential) e Marco Bandeira (MetLife Brasil). O Painel 3, conduzido pelo professor e cientista Silvio Meira, discutiu a cultura data-driven e os impactos da inteligência artificial sobre os modelos de negócio, ressaltando os desafios de adaptação diante de rupturas tecnológicas irreversíveis.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>