Logo
Imprimir esta página

Susep participa de Audiência Pública na Câmara sobre seguros e mudanças climáticas

Susep participa de Audiência Pública na Câmara sobre seguros e mudanças climáticas

Debate ocorreu nesta terça-feira, em Brasília (DF)

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo superintendente Alessandro Octaviani, participou hoje (26) de Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre o Setor de seguros frente aos impactos das mudanças climáticas, em atendimento a Requerimento de autoria do Deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que realizou a abertura e a condução inicial do debate.

Estiveram presentes os Deputados Federais Bandeira de Mello (PSB – RJ) e Fernando Monteiro (Republicanos-PE). Também participaram da mesa: Cristina Fróes, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda; Aloisio Lopes Melo, Diretor do Departamento de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Dyogo Oliveira, Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg); João Rabelo, Diretor de Novos Negócios do IRB(Re); e Pedro Farme D'Amoed, CEO da Guy Carpenter no Brasil.

Durante sua fala, Octaviani destacou que o tamanho do desafio imposto pelas mudanças climáticas exige a combinação de esforços entre iniciativa pública e privada, ressaltando que se trata de uma questão central para o país.

O superintendente observou ainda que, no campo do seguro, existem dois eixos capazes de contribuir para a crise climática e a transformação ecológica: a provisão de riscos e o investimento institucional. Nesse sentido, defendeu a expansão do acesso ao seguro, com qualidade nos produtos oferecidos, citando o setor agrícola como exemplo. “Apenas 7% das terras agricultáveis no Brasil são seguradas. Imagine o tamanho da resiliência que poderemos alcançar quando essa penetração for maior”, afirmou.

Octaviani também comentou sobre o grupo de trabalho desenvolvido pela Susep para tratar do ecossistema do seguro de catástrofe. Segundo ele, a autarquia já ouviu seguradoras, mas pretende ampliar as discussões para incluir contratantes e representantes do poder público. “Nosso intuito é ter uma oitiva mais ampla, que envolva todos os atores desse processo”, disse.

Por fim, o superintendente reforçou a importância de o país adotar uma agenda de desenvolvimento nacional. “O seguro pode amenizar riscos e incentivar um mercado capaz de colocar o Brasil em outro patamar — não só em termos de arrecadação e geração de valor, mas também de projeção internacional, como exemplo de nação que enfrenta a transição climática de forma estruturada”, concluiu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto