Revisão de cálculos trabalhistas: o que muda com as novas teses do TST
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vitor Andrade
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Empresas podem ter aumento expressivo em seus passivos ainda este ano se não revisarem processos e acordos à luz das novas diretrizes do Tribunal Superior do Trabalho
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou, neste ano, 40 teses jurídicas com o objetivo de uniformizar entendimentos, dar maior segurança às decisões e reduzir divergências entre varas e tribunais regionais. Apesar do avanço institucional, as novas diretrizes impõem efeitos práticos imediatos sobre a gestão de passivos trabalhistas, a elaboração de cálculos judiciais e a negociação de acordos em curso.
Segundo Paulo Souza, sócio e especialista em Cálculos Judiciais da Bernhoeft, empresas com alta rotatividade, remuneração variável ou políticas complexas de jornada e metas devem agir com cautela. “Essas teses impactam diretamente as bases de cálculo e podem aumentar valores já provisionados. A recomendação é revisar imediatamente os processos em andamento e atualizar os modelos e sistemas de apuração para evitar inconsistências futuras”, afirma.
Entre as novas diretrizes, uma das mais sensíveis proíbe o estorno de comissões em casos de cancelamento de vendas ou inadimplência do cliente. A medida afeta diretamente setores como varejo, telecom, tecnologia e serviços financeiros, nos quais a remuneração é fortemente atrelada à performance comercial e ao faturamento. “Ao impedir o estorno de valores já pagos, o TST reforça o entendimento de que a remuneração deve considerar a efetiva prestação de serviço, independentemente de fatores posteriores”, explica Souza.
Além de exigirem revisão técnica dos cálculos em andamento, essas mudanças impactam também a fase de negociação judicial. “A base de cálculo utilizada em acordos precisa ser reavaliada à luz das novas teses. Termos firmados com base em parâmetros antigos podem gerar riscos de contestações futuras ou diferenças de valores relevantes”, alerta o especialista.
Setores como call center, bancos, transporte, energia, terceirização e empresas públicas com normas internas próprias também devem se atentar às novas regras, que já vêm sendo aplicadas inclusive em processos em fase de execução. “A articulação entre os departamentos jurídico e financeiro é fundamental neste momento. Diagnóstico atualizado e simulação de cenários com base nas teses são os primeiros passos para evitar surpresas”, completa.
Em um ambiente jurídico cada vez mais técnico, o domínio sobre os novos parâmetros definidos pelo TST passa a ser um diferencial competitivo na gestão de riscos trabalhistas. Mais do que um desafio, o momento representa uma oportunidade para reforçar a governança, revisar modelos de remuneração e fortalecer os controles internos com o apoio de especialistas. “Trabalhar com dados atualizados e inteligência analítica é a melhor forma de transformar um cenário de incerteza em estratégia”, finaliza Souza.
Sobre a Bernhoeft
Fundada em 1996 por Luiz Carlos Bernhoeft Junior, a Bernhoeft é uma referência nacional em consultoria empresarial, especializada em Gestão de Risco com Terceiros, Cálculos Judiciais, Soluções em RH e Consultoria e Terceirização Contábil e Tributária. Com mais de 800 profissionais altamente qualificados e escritórios em São Paulo, São José dos Campos, Recife, Olinda e Natal, a Bernhoeft oferece soluções inovadoras e eficientes para empresas de diversos setores. Entre seus clientes notáveis estão grandes corporações como Votorantim, Rumo, Itaú, Amazon e Embraer, destacando-se em setores como comércio, indústria e serviços financeiros. Pioneira em Gestão de Riscos com Terceiros no Brasil, a empresa também é reconhecida pelo seu compromisso com a responsabilidade social através da iniciativa BernCidadã.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>