Setor de seguros e mudanças climáticas: debate na Câmara dos Deputados
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tiago Pegon
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discutirá, nesta terça-feira (26), o papel do setor de seguros diante dos impactos das mudanças climáticas.
Segundo o autor do requerimento, deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), o setor de seguros se consolida como agente estratégico para proteger vidas e patrimônios, e fomentar o desenvolvimento sustentável. A audiência pública será realizada a partir das 10 horas, no plenário 4.
Participam do debate, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, o Secretário Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Aloisio Melo, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda (MF), Cristina Fróes, o Superintendente de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, além do diretor do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), João Rabelo e o Especialista Global em riscos e resseguros da Empresa Guy Carpenter, Pedro Farm.
O debate trará a visão das seguradoras no enfrentamento das mudanças climáticas, que tem gerado perdas econômicas e sociais significativas, com eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos. Os participantes trarão ainda eventuais soluções do setor segurador para a transição climática.
Em 2024, os desastres naturais causaram prejuízos globais de US$ 368 bilhões, dos quais apenas 40% estavam segurados. No Brasil, os incêndios florestais afetaram 15,4 milhões de pessoas, especialmente na Amazônia, enquanto as chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram prejuízos estimados em R$ 100 bilhões, sendo que apenas 6% desse total estava segurado.
SERVIÇO:
Audiência Pública: Setor de seguros frente aos impactos das mudanças climáticas
Local: Câmara dos Deputados - Anexo II, Plenário 4 – Brasília (DF)
Horário e data: 26/8/2025, às 10h
*Haverá transmissão on-line pelo site da Câmara
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos novos perfis o TikTok, o institucional cnsegoficiale o voltado para educação financeira de jovens adultos guiadavidaadulta.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>