75% dos Segurados Não Usam Assistências Adicionais que Já Pagam
Na grande maioria dos casos, os clientes não buscam as assistências adicionais quando precisam por desconhecimento
O mercado de seguros tem se mostrado aquecido nos últimos anos. Seu crescimento constante varia de 6% a 10% ao ano, de acordo com o segmento. Dados do mercado apontam que entre 30% e 40% da população brasileira já possui algum tipo de seguro, seja ele do segmento de vida, residencial, veículo ou saúde.
Entre os segmentos do setor, o seguro mais popular é o produto voltado para veículos: cerca de 25% a 30% dos veículos registrados no Brasil possuem algum tipo de seguro. Tendo em vista o potencial de crescimento do setor de seguros, frente ao número de brasileiros que ainda não contratam os serviços, é importante que a população conheça e aprenda a usar as assistências adicionais que são oferecidas em todos os tipos de seguros, para além das coberturas tradicionais.
“As assistências adicionais do seguro são, em média, usufruídas por 25% dos clientes das seguradoras, sendo que as mais utilizadas são aquelas oferecidas pelo seguro residencial, apesar de esse não ser o tipo de seguro com maior penetração entre a população”, explica Paulo César, Diretor Executivo da Omni1, unidade de negócio da Wiz Co, empresa que atua no segmento de venda de seguros e distribuição de consórcios e crédito.
“Na grande maioria dos casos, os clientes não buscam as assistências adicionais quando precisam por desconhecimento, por isso é importante que, na contratação, os clientes se informem e que os corretores de seguros apresentem para eles todas as opções de serviços adicionais”, diz o executivo.
Paulo ainda alerta para a variação de assistências, das condições de uso e de preços que as apólices podem ter, mas garante que a maioria delas oferece serviços adicionais que podem facilitar o dia a dia dos segurados. O executivo listou algumas das assistências mais comuns que são oferecidas, de acordo com o tipo de seguro:
Seguros Residenciais:
Reparo de vidros: substituição ou conserto de janelas e portas de vidro.
Serviços de jardinagem: manutenção de jardins, incluindo poda e cuidados com plantas.
Limpeza de piscina: manutenção e limpeza de piscinas residenciais.
Assistência para obras: auxílio na contratação de mão de obra para reformas e pequenas obras.
Serviços de desentupimento: assistência para desobstrução de canais de esgoto e ralos.
Seguros de Veículos:
Assistência a pneus: troca de pneus furados ou reparo.
Serviço de motorista: disponibilidade de um motorista para levar o segurado ou o veículo.
Desbloqueio de veículo: abertura de veículos com chave dentro ou travados.
Transporte de animais de estimação: assistência para transporte seguro de animais em viagens.
Seguros de Saúde:
Transporte para consultas: transporte de pacientes para consultas médicas.
Acompanhamento domiciliar: profissionais que ajudam na recuperação de pacientes em casa.
Campanhas de vacinação: ofertas de vacinação em domicílio.
Seguros de Vida:
Assistência para planejamento de funeral: organização e cobertura de custos para serviços funerários.
Consultoria em previdência: orientação sobre planos de previdência e investimentos.
Serviços de orientação e apoio psicológico para a família
Outros serviços, de acordo com a apólice:
Consultoria jurídica: apoio jurídico para questões relacionadas ao seguro.
Serviço de concierge: assistência em reservas de hotéis, restaurantes e eventos.
Assessoria de viagens: suporte em planejamento de viagens, incluindo seguro viagem.
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