i4pro aposta em tecnologia e destaca futuro promissor da capitalização
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Beatriz Adamoli
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Na última quarta-feira (14), a i4pro realizou o webinar “Capitalização em alta: Um olhar estratégico para o presente e o futuro”, evento transmitido ao vivo direto de sua sede em São Paulo. O encontro reuniu profissionais do ramo de seguros, executivos e representantes de diversas seguradoras brasileiras, com o intuito de debater as oportunidades e os desafios do mercado de capitalização, além de apresentar as soluções tecnológicas que estão transformando o segmento.
A abertura ficou por conta de Daiana Camargo, gerente de comunicação da i4pro, que ressaltou a relevância do tema e apresentou a programação da transmissão. Logo em seguida, Alieksiei Martins, diretor de Vendas e Clientes da i4pro, expôs a trajetória da companhia, que há 20 anos fornece tecnologia para o mercado de seguros.
Ele enfatizou a recente dedicação da companhia às necessidades específicas do mercado de capitalização. Segundo Martins, essas atualizações visam atender a todos os nichos dentro desse universo, alinhando-se às mudanças regulatórias e ao crescimento de algumas modalidades que têm ganhado destaque.
“Nos últimos dois anos refletimos sobre as demandas específicas do mercado de capitalização e fizemos uma atualização dos produtos desse segmento, trazendo mais conectividade e agilidade para esses produtos. Dessa forma, acreditamos ter um produto pronto para todos os ramos que abrangem a capitalização no cenário nacional”, declarou o diretor.
O evento contou ainda com a participação especial de Natanael Castro, diretor-executivo da FenaCap, que apresentou um panorama detalhado sobre as diversas modalidades de produtos disponíveis no segmento: tradicional, compra programada, filantropia premiável, instrumento de garantia, popular e incentivo. Castro ressaltou que, apesar do sorteio ser um elemento comum a todas essas formas, cada uma possui objetivos específicos, que vão desde a formação de reserva financeira até o apoio a projetos sociais. Ele também evidenciou a abrangência da capitalização na sociedade brasileira e apontou um cenário bastante promissor para o setor.
“Posso garantir que não existe ninguém na nossa sociedade que não esteja, de alguma forma, ligado ao mercado de capitalização. Temos um mercado com grande oportunidade de crescimento, e com as adequações regulatórias necessárias, o faturamento atual de R$ 31 bilhões pode triplicar nos próximos quatro anos, chegando a até R$ 91 bilhões”, explicou.
Durante sua fala, o executivo destacou os desafios regulatórios impostos pelo atual marco normativo, especialmente pela Susep, e a necessidade de diálogo com o Ministério da Fazenda para superar entraves e promover o avanço do setor, afirmando que é fundamental flexibilizar os prazos na categoria de garantia, ampliar o credenciamento das entidades beneficentes e revisar o modelo da compra programada. “Além disso, precisamos intensificar o diálogo com o Ministério da Fazenda para ampliar as oportunidades na modalidade de incentivo, pois ajustes nessas áreas podem atrair novos públicos e fortalecer o impacto da capitalização na economia nacional”, completou.
Na etapa final do webinar, Henrique Aken, coordenador de sistemas da i4pro, apresentou o módulo desenvolvido pela empresa para a capitalização. Ele explicou que a solução facilita a entrada no mercado com novos produtos e permite, a partir de uma única estrutura, adaptar e modernizar diferentes tipos de operações.
“Com o mesmo módulo, é possível comercializar produtos com diferentes finalidades e modernizar modalidades específicas, disponibilizando-os de forma mais ágil no mercado”, declarou.
O sistema permite ainda a criação de novos produtos, parametrização das apurações de sorteios e gerenciamento eficiente de pagamentos, comissões e relatórios oficiais. Ele ressaltou que o sistema também contempla recursos voltados às entidades beneficentes, com cadastros específicos para a modalidade de filantropia premiável.
Aken também ressaltou a importância de oferecer autonomia às sociedades de capitalização, enfatizando que soluções de autosserviço são um passo essencial para melhorar a experiência do consumidor final. “Quando falamos de emissão de relatórios oficiais, entendemos que há uma forte necessidade de que isso seja feito via autosserviço. Isso facilita a comercialização do título, principalmente quando o cliente pode comprar ou consultar seu produto de forma autônoma”, pontuou.
Durante a sessão de perguntas e respostas, foram debatidas questões relacionadas à tecnologia, à regulação e ao potencial de expansão da modalidade de incentivo. Henrique destacou que a solução da i4pro já contempla as regras da SUSEP para promoções comerciais e que a comunicação é voltada principalmente ao público B2B. Natanael complementou enfatizando que, embora a capitalização promocional exija acompanhamento técnico rigoroso, seu crescimento será viabilizado por avanços regulatórios.
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