4 dicas para se tornar uma empreendedora criativa e inovadora
Especialista em artesanato digital, Ju Delamura, elenca orientações
De acordo com a Globe Newswire, o mercado global de produtos de papelaria digital foi avaliado em US$ 8,8 bilhões com perspectiva de uma taxa de crescimento anual de 17,2% até 2027, se firmando como um segmento lucrativo e em ampla expansão. Pensando em ajudar as aspirantes a artesãs digitais a conquistarem a sonhada independência financeira, a especialista em empreendedorismo criativo e personalização, Ju Delamura, preparou quatro dicas para ajudar mulheres a começarem o próprio negócio através da papelaria criativa.
1️⃣ Se posicione como empreendedora, não como "alguém que faz papelaria"
Leve o seu trabalho a sério desde o começo. Nada de “é só um hobbyzinho”, “uma renda extra”. Assuma: você tem um negócio. E quando você se posiciona assim, o mundo passa a te enxergar dessa forma também.
2️⃣ Comece com o que você tem, mas comece.
Não espere tudo estar perfeito para dar o primeiro passo. O caminho se revela enquanto você caminha. É fazendo que se aprende, e é tentando que se ajusta. Então... mexa-se!
3️⃣ Faça o que tem que ser feito.
No começo, está tudo bem dar uma festa de graça pra divulgar, deixar amostras com possíveis parceiros, fazer ações promocionais. O importante é ter clareza: não é sobre “tentar” — é sobre fazer acontecer. A responsabilidade pelo seu crescimento está nas suas mãos.
4️⃣Conecte-se com outras mulheres criativas.
Empreender em casa pode ser solitário. No Congresso de Empreendedorismo Criativo, ficou claro o poder da conexão — de trocar experiências, aprender com quem já está no caminho e ter com quem dividir vitórias e desafios. Ter uma rede de apoio muda tudo.
A Inteligência Artificial (IA) segue revolucionando o mundo e na papelaria criativa não é diferente! A ferramenta atua em diversas frentes do segmento, como por exemplo: criando nomes de marca, logotipos, apresentações de portfólio, artes visuais, descrições de produtos, mensagens automáticas e gerando ideias. Ju destaca, ainda, o poder da ferramenta. “Sempre incentivo fortemente que as minhas alunas comecem a usar inteligência artificial, independentemente da idade ou do estágio em que o negócio está. As empresas que não se adaptarem à IA vão ficar para trás, inclusive ministrei uma palestra sobre como aplicá-la no artesanato criativo durante o meu 1º Congresso de Empreendedorismo Criativo, realizado nos últimos dias 8 e 9 de julho, em São Paulo”, ressalta Ju.
A profissional, ainda, separou outros temas que foram abordados durante o 1º Congresso de Empreendedorismo Criativo, que foi patrocinado pela empresa Silhouette Experts, com o objetivo de fomentar a independência financeira feminina em qualquer estágio da vida e incentivar o empreendedorismo feminino como ferramenta de transformação social e pessoal.:
- Plano de Negócio Descomplicado
- Legalização e formalização do ateliê
- Canais de venda e formas de pagamento
- Portfólio e posicionamento de produto
- Precificação e relacionamento com fornecedores
- Parcerias e crescimento com outras marcas
- Processo produtivo organizado
Ju Delamura deixa, ainda, um conselho principal. “A dica mais importante é simples: aja. O sucesso é de quem tem coragem de agir. Não é de quem tem mais conhecimento ou mais recursos, e sim em quem tem coragem de se mexer, de fazer, de começar. Isso foi repetido em vários momentos do congresso. Nós mostramos que esse começo pode (e deve!) ser mais leve, mais estruturado e consciente”, enfatiza a profissional, que já acumula 179 mil seguidores em uma rede social.
Ju Delamura possui mais de cinco anos de experiência, tendo formado mais de 4.000 alunos. Com a expansão do seu negócio, passou também a importar e distribuir oficialmente os equipamentos da marca Silhouette no Brasil, através do site oficial silhouette.com.br, reforçando ainda mais sua posição de referência no mercado. Recentemente foi a idealizadora do Congresso de Empreendedorismo Criativo, realizado nos últimos dias 08 e 09 de julho, em São Paulo, com 160 pessoas presentes, de 12 - 80 anos. Dentre os participantes, empreendedores do Brasil todo, de Roraima a Santa Catarina, passando por Goiás, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá — e até uma participante de Miami, mostrando o alcance e a força do evento. Foi um encontro totalmente inédito: no formato, no tamanho e na mensagem para o público criativo no Brasil.
Sobre Ju Delamura
É uma profissional com uma característica altamente empreendedora, que está literalmente impressa em seu DNA.. Paulistana, de 33 anos, desde cedo desenvolveu o gosto pelo universo da personalização. Formada em Engenharia Civil, deixou o “mundo concreto” para ir atrás de um sonho, e se tornou especialista em empreendedorismo criativo e personalização digital. Ingressou no mercado em 2019 e hoje, Ju já formou mais de 4000 alunos através de seus cursos. Ju encontrou no universo criativo, utilizando equipamentos de corte como os da marca Silhouette, sua vocação digital. IG: @judelamura
Sobre Silhouette Experts
A Silhouette Experts é importadora e distribuidora oficial da marca estrangeira Silhouette America Inc. e a única loja exclusiva de produtos da marca no Brasil, oferecendo uma ampla gama de produtos e soluções para personalização, artesanato e produção criativa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>