Empresas com propósito claro apresentam desempenho superior e maior engajamento, aponta Harvard Business Review
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Carolina Lara
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Estudo mostra que companhias orientadas por propósito e valores crescem com mais consistência, inovam com frequência e conseguem engajar talentos de forma mais eficaz. Especialista comenta efeitos dessa tendência no mercado brasileiro
As empresas que adotam um propósito claro como orientação estratégica registram desempenho significativamente superior em comparação com concorrentes que operam com foco exclusivo em resultados financeiros. A constatação está no estudo The Top 20 Business Transformations of the Last Decade, publicado pela revista Harvard Business Review, que analisou casos de companhias como Microsoft, Netflix, Adobe e Amazon para entender os fatores que impulsionaram seus ciclos de crescimento e reinvenção.
Segundo os autores Scott D. Anthony, Alasdair Trotter e Evan I. Schwartz, a decisão visa infundir um propósito maior na cultura, que oriente as decisões estratégicas e dê clareza às tarefas do dia a dia, tem impulsionado essas empresas ao sucesso. No Brasil, o reflexo desse movimento pode ser observado tanto no aumento da produtividade das equipes quanto na retenção de talentos e fidelização de clientes.
“O propósito é o motor da motivação humana. Quando os colaboradores entendem por que fazem o que fazem e percebem o impacto do próprio trabalho, o engajamento cresce de forma natural”, afirma Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), professor convidado da FIA/USP e diretor executivo do IBEX, instituto com sede em Orlando voltado à formação de líderes e empresas de alto desempenho.
Slivnik defende que o propósito, quando bem comunicado e incorporado pelas lideranças, transforma a cultura organizacional e favorece um ciclo de excelência. “Liderar com propósito significa inspirar de dentro para fora. Uma equipe que se sente valorizada e alinhada aos valores da empresa gera clientes mais satisfeitos e leais. O encantamento começa com o time interno”, pontua.
Um exemplo mencionado por ele é o da Microsoft, que, sob a liderança de Satya Nadella, passou a adotar uma “cultura de aprendizado” com forte apelo ao impacto social e à inclusão. O resultado foi uma onda de inovação e crescimento sustentado. “O legado que se constrói com base em um propósito claro é muito mais duradouro do que qualquer ação de marketing isolada”, acrescenta.
No cenário nacional, empresas que têm investido em treinamentos para líderes voltados à gestão com propósito têm registrado retornos expressivos. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), ambientes com forte senso de missão e pertencimento apresentam até 35% menos rotatividade e até 32% mais produtividade.
Para Slivnik, a falta de clareza sobre o impacto das funções desempenhadas está diretamente ligada aos baixos índices de motivação nas empresas. “Infelizmente, ainda vemos uma grande parcela dos colaboradores desengajada justamente por não enxergar sentido no que fazem. O papel da liderança é resgatar essa conexão e mostrar que toda função, por mais simples que pareça, pode ter um impacto significativo”, explica o especialista, citando o caso de uma funcionária da Disney que, ao recolher ingressos, dizia sorrir por ser a primeira interação mágica do visitante com o parque.
Constando-se assim que a adoção de um propósito institucional deve estar atrelada a valores reais, vivenciados no cotidiano. “Não adianta ter missão e visão na parede se o colaborador não sente isso na prática. O propósito precisa ser critério para decisões estratégicas, seleção de talentos e até desenvolvimento de produtos”, conclui Alexandre.
Sobre Alexandre Slivnik
Alexandre Slivnik o único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1).
Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX, Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.
Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>