ENS debate novos riscos e oportunidades para corretores de seguros no mercado atual
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Manuella Cavalcanti
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) realizou, nesta terça-feira (12), mais uma Master Class, desta vez com o tema “Mundo contemporâneo, novos riscos, novas oportunidades”. O encontro, mediado por Evandro Baptistini, CEO e cofundador da Flexa Consultoria e Corretora de Seguros, reuniu Regina Lacerda, CEO da Rainha Seguros, e Sérgio Hoeflich, catedrático da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), para discutir caminhos e oportunidades para corretores que desejam atuar como consultores de negócios diante de consumidores cada vez mais exigentes.
O programa foi dividido em três blocos: conceitos e conhecimentos técnicos sobre gerenciamento de riscos; novos modelos de negócios e riscos associados; e um panorama sobre como o mercado brasileiro está preparado para o cenário global.
Abrindo o debate, Hoeflich destacou que o principal desafio do setor é desenvolver uma mentalidade baseada na gestão de riscos. “Considerando o marco temporal de 2004 para cá, há uma necessidade do profissional ser multifacetado, compreender problemas mais complexos e interpretar o contexto em que está inserido”, afirmou. Para ele, o seguro ainda é, muitas vezes, visto como gasto. “O grande desafio é mostrar que ele pode ser um investimento estratégico”, completou.
Regina Lacerda reforçou que a gestão de riscos é, essencialmente, uma assessoria para a tomada de decisão. “O cliente nem sempre tem clareza sobre os próprios riscos. Cabe ao corretor oferecer essa visão e orientá-lo”, disse.
A executiva também comentou sobre a Medida Provisória 905/2019, que propunha revogar a Lei 4.594/64 e o Decreto-Lei 73/66 — normas que regulamentam a profissão de corretor de seguros — e eliminar a exigência de registro junto à Susep. “Essa medida poderia enfraquecer a produção de seguros, desvalorizar a profissão e reduzir a qualidade da corretagem no país”, alertou.
Para Regina, apesar dos avanços tecnológicos, da venda direta e da presença dos canais de varejo, o corretor de seguros não vai desaparecer. “Ele é imprescindível e continuará ocupando um nicho estratégico, fidelizando clientes por meio do gerenciamento de riscos — um serviço com pouca ou nenhuma concorrência”, concluiu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>