Logo
Imprimir esta página

Atenção Primária à Saúde: importância para as mães

Renata Ramos, Enfermeira Obstetra Sênior da Sami Saúde, explica que, apesar dos avanços na taxa de aleitamento, o número continua fora da meta estabelecida pela OMS e pelo governo federal

Agosto é o mês do Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e destaca os inúmeros benefícios do leite materno para o bebê e para a mãe. No Brasil, a taxa de aleitamento materno exclusivo entre bebês menores de seis meses atingiu 45,8%, segundo dados recentes do Ministério da Saúde. Apesar dos avanços, o número ainda está fora da meta de 70% estabelecida pela OMS e pelo governo federal para 2030.

Esse cenário mostra que mais do que nunca o país precisa da combinação de políticas públicas, Atenção Primária à Saúde e conscientização para que mais mães consigam amamentar seus filhos de forma saudável. De acordo com a Universidade de Oxford, crianças que mamam até pelo menos um ano apresentam QI mais alto na adolescência. Já o aleitamento exclusivo até os seis meses reduz significativamente o risco de síndromes respiratórias e outras doenças infecciosas nos primeiros anos de vida.

“Em primeiro lugar, o leite materno garante uma nutrição completa para o bebê, pois contém todos os nutrientes essenciais para um crescimento saudável, além de fornecer anticorpos que fortalecem o sistema imunológico da criança. A prática reduz significativamente o risco de diversas doenças, como infecções, alergias e obesidade infantil, e também contribui para a proteção da saúde da mulher”, conta Renata Ramos, Enfermeira Obstetra Sênior da Sami Saúde.

A profissional explica que a amamentação é um ato além do fisiológico, envolvendo também o aspecto emocional. O acolhimento da rede de apoio, seja no ambiente familiar ou nos serviços de saúde, é essencial para que a mulher se sinta segura, confiante e acompanhada em suas escolhas. Nesse contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel fundamental no cuidado contínuo e preventivo, promovendo informação qualificada, escuta ativa e acompanhamento desde o pré-natal.

“A amamentação, sem dúvidas, representa uma forma eficaz de prevenção. É fundamental lembrar que nem todas as mulheres conseguem amamentar, e isso não as torna menos mães. Diversos fatores, como questões de saúde, baixa produção de leite, uso de medicamentos, dificuldades emocionais ou falta de apoio, podem interferir nesse processo. A APS neste caso pode oferecer acompanhamento contínuo, acolhimento e suporte personalizado para que cada mãe seja respeitada e orientada em suas escolhas. O mais importante é que o bebê receba amor, cuidado e nutrição adequada, e que a mãe seja acolhida em suas decisões, sem julgamentos”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto