Logo
Imprimir esta página

Cultura data-driven transforma estratégias e operações no mercado de seguros

No setor de seguros, onde decisões rápidas e precisas podem definir o sucesso de uma operação, a cultura data-driven está redesenhando estratégias e processos. Ao substituir a intuição por evidências concretas, seguradoras passam a precificar com mais certeza, prevenir fraudes com maior agilidade e personalizar ofertas de acordo com o perfil real de cada cliente. Em entrevista ao Cqcs, Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox, explica como essa transformação traz ganhos reais em decisões estratégicas e operacionais.

Na visão de Albuquerque, o modelo tradicional de decisões por intuição já não é mais suficiente. “Enquanto a intuição parte de percepções subjetivas, a cultura data-driven transforma decisões em processos replicáveis, baseados em evidências reais. Isso permite que as seguradoras atuem com mais agilidade, consistência e segurança, especialmente em um mercado que exige respostas rápidas a cenários de risco em constante mudança como o de seguros.”

A análise de dados, incluindo informações de telemetria e dispositivos conectados, contribui para uma precificação de apólices mais justa e individualizada. O executivo orienta que os dados compõem os riscos de forma mais precisa. “Isso viabiliza uma precificação mais justa, onde o cliente paga pelo seu perfil e não por médias de mercado. É um avanço que beneficia tanto a empresa quanto o consumidor.”.

A análise de dados da Zoox, integrada à plataforma de gestão de riscos, permite que seguradoras cruzem dados estruturados e não estruturados em tempo real, com alto nível de precisão. Isso permite identificar padrões suspeitos, inconsistências e anomalias de forma proativa. Com essa inteligência, as seguradoras aceleram investigações e aumentam a confiança no processo, fortalecendo sua capacidade de prevenção, reduzindo perdas financeiras e aprimorando a tomada de decisão em toda a jornada de risco.

Além da retenção, a personalização de ofertas de seguros, impulsionada por dados, pode melhorar a satisfação e a fidelidade do cliente. “Quando o segurado recebe uma oferta que faz sentido para o seu momento de vida, canal de preferência ou perfil de uso, a experiência melhora. Isso se traduz em maior satisfação. A longo prazo, essa proximidade fortalece a fidelidade e posiciona a seguradora como parceira, não apenas como prestadora de serviço”, orienta Albuquerque.

Novos produtos de seguros podem ser desenvolvidos a partir da análise de dados sobre as necessidades e tendências dos consumidores. Alguns exemplos seguem em ascensão, como seguros pay-per-use, coberturas modulares, seguros integrados a aplicativos de mobilidade, saúde preventiva baseada em dados de wearables, dentre outros.

A jornada do cliente pode ser redesenhada com inteligência. Ao antecipar necessidades e eliminar fricções, como formulários redundantes ou processos manuais, a seguradora entrega mais agilidade e transparência. “No caso de sinistros, é possível automatizar validações e pagamentos, reduzindo tempo de resposta e aumentando a confiança do cliente no serviço prestado”, concluiu o executivo.

O avanço da cultura data-driven indica uma mudança estrutural no setor, redefinindo a forma como as seguradoras analisam riscos e atendem seus clientes. A tendência é que o uso inteligente de dados amplie a eficiência operacional e fortaleça a relação das seguradoras com seus segurados.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto