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Parcerias estratégicas em tecnologia educacional entre Brasil e EUA marcam nova fase de cooperação

Por Martín Morelli, consultor em transformação digital em instituições de ensino na América Latina

Em um contexto global marcado pela aceleração tecnológica e pela demanda por formação contínua, Brasil e Estados Unidos estão fortalecendo uma agenda bilateral centrada na inovação educacional. Em 2025, essa colaboração se traduz em novos acordos entre universidades, empresas de tecnologia e governos locais, com o objetivo de modernizar o ecossistema do ensino superior em ambos os países.

A visita oficial do ministro da Educação do Brasil a Washington, em abril, marcou um ponto de inflexão: foram firmados convênios com colleges comunitários e centros de pesquisa norte-americanos para o desenvolvimento de programas conjuntos de formação docente, uso de inteligência artificial em sala de aula e criação de rotas de dupla diplomação em carreiras STEM, que engloba profissões relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Também foi anunciado um fundo binacional de investimento para impulsionar edtechs emergentes com sede no Brasil que desejam escalar no mercado norte-americano.

Esse movimento não é aleatório. Em 2023 e 2024, mais de 60% das universidades privadas brasileiras relataram interesse em integrar soluções tecnológicas dos EUA em suas plataformas de ensino a distância, segundo dados do Semesp. Por sua vez, várias empresas de software educacional com sede na Califórnia começaram a oferecer versões adaptadas à legislação brasileira, facilitando a adoção em larga escala.

Mas nem tudo é entusiasmo. Especialistas em políticas públicas alertam para o risco de uma dependência tecnológica que limite o desenvolvimento de soluções locais. A chave, segundo eles, está em garantir que essas parcerias sejam simétricas: troca de conhecimento, formação de capital humano e co-desenvolvimento de tecnologias educacionais com uma visão latino-americana.

Ao mesmo tempo, surgem oportunidades concretas. As universidades que participam dessas iniciativas relatam melhorias na retenção estudantil graças ao uso de análise preditiva, e redução da carga administrativa dos professores por meio de automação inteligente. Tudo isso enquanto se fortalecem os laços diplomáticos e o soft power de ambas as nações por meio do conhecimento.

Brasil e Estados Unidos não estão apenas assinando acordos; estão tecendo uma rede de inovação educacional que pode redefinir o futuro profissional de milhões. A questão que fica é: será uma cooperação sustentável e equilibrada - ou uma nova forma de dependência digital?


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