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Segurança e privacidade de dados: 3 situações essenciais para proteger o ambiente digital das empresas

Cristiano Souza, CTO da AP Digital Services Cristiano Souza, CTO da AP Digital Services

Por Cristiano Souza, CTO da AP Digital Services

Na atual revolução digital que vivemos, a cada minuto, bilhões de dados pessoais são coletados, processados e armazenados em todo o mundo. Essa coleta massiva de dados é frequentemente motivada pela necessidade de serviços direcionados.

Porém, ao mesmo tempo que gera conveniência e personalização, principalmente na relação entre empresas e clientes, a massificação gera uma questão crítica: como as empresas protegem as informações em um ambiente cada vez mais conectado?

Como líder na área de transformação digital, testemunho diariamente os desafios relacionados à segurança e privacidade de dados. Sem os componentes de proteção, até a iniciativa de transformação digital mais inovadora pode se tornar um risco.

Qual é a diferença entre segurança e privacidade de dados?

A segurança de dados refere-se às medidas para proteger as informações contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos, envolvendo o uso de criptografia, firewall, controles de acesso e outros componentes de hardware e software.

A privacidade de dados, por sua vez, diz respeito aos direitos dos indivíduos sobre suas informações pessoais, incluindo a forma como esses dados são coletados, processados e compartilhados.

Após compreendermos as diferenças conceituais, pois ainda é comum pensar que segurança e privacidade têm o mesmo significado, o próximo passo é a aplicação prática. Por exemplo: não basta bloquear hackers se os dados forem utilizados sem consentimento e não basta ter políticas de privacidade sem proteção contra violações.

De acordo com o relatório Global Cybersecurity Outlook, do World Economic Forum, a complexidade das regulamentações está pressionando as empresas a adotarem práticas robustas de cibersegurança. A verdadeira proteção exige equilíbrio entre inovação e respeito à autonomia, para evitar o risco de penalidades e preservar confiança nas relações comerciais e profissionais.

No Brasil, os requisitos distintos para consentimento e direitos dos titulares são determinados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como superar os desafios

A segurança e a privacidade de dados geram desafios que podem impactar as empresas, uma vez que a dependência de sistemas digitais é acompanhada do alto volume de sensibilidade das informações.

E, para enfrentar esses desafios, é necessária uma abordagem baseada em três situações:

1. Empoderamento dos consumidores: as legislações estabelecem um conjunto de direitos para os consumidores, relacionados à acesso, retificação, restrição do processamento e exclusão dos dados pessoais, de acordo com a circunstância.

2. Aumento de vulnerabilidade: quanto mais dados são coletados, maior a possibilidade de vulnerabilidades que podem ser exploradas por invasores.

As empresas devem mapear os dados e classificá-los com base em sua sensibilidade e criticidade, determinando o nível de proteção necessário, para, posteriormente, limitar os privilégios de acesso.

3. Risco da anonimização de dados: a anonimização por meio da simples remoção de nomes reais e números de CPF pode parecer suficiente para garantir o anonimato. No entanto, mesmo nessas situações, os cruzamentos com datas, localizações ou padrões de consumo podem identificar as pessoas e expor dados confidenciais.

É por esse motivo que as leis exigem técnicas robustas de pseudonimização, como a tokenização e a criptografia, tornando a identificação direta mais difícil com a proteção dos dados mais avançada.

Benefícios da governança

Ao enfrentar e, principalmente, superar esses desafios, as empresas praticam uma cultura de governança ponta-a-ponta, que cuida da proteção em todo o ciclo do desenvolvimento de produtos, serviços ou processos.

Trata-se de uma conscientização que gera benefícios como:

. Confiança perante os clientes: as empresas que dão o controle dos dados aos usuários, permitindo opt-out, acesso e exclusão de dados, transformam a privacidade em vantagem competitiva.

. Eficiência operacional: quando a proteção faz parte da rotina da empresa, os dados são tratados com rigor. Assim, a combinação de criptografia, Inteligência Artificial (IA) e ética permite personalização com resultados superiores.

. Resiliência jurídica: as empresas com programas proativos de privacidade têm adaptação mais rápida às novas leis, transformando a complexidade em oportunidade para padronizar processos e expandir operação.

Portanto, integrar práticas de segurança e privacidade de dados nas jornadas de automação, IA e transformação digital vai além de garantir conformidade. Para isso, é necessário lembrarmos: não existe tecnologia sem pessoas.

Os profissionais são essenciais no processo de crescer sustentavelmente em um ambiente digital seguro.


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