Porto registra lucro líquido de R$ 878 milhões e cresce 50% no 2º trimestre de 2025
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As receitas da companhia alcançaram R$ 10 bilhões, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior
Fechado o segundo trimestre de 2025, o Grupo Porto segue com colheitas sólidas e positivas. A receita no 2T25 foi de R$ 10 bilhões (+12% vs. 2T24), atingindo um lucro líquido de R$ 878 milhões (+50% vs. 2T24), números gerados e sustentados pelas quatro verticais de negócios do Grupo Porto. Todas elas ultrapassaram o patamar de 21% de rentabilidade sobre o patrimônio, resultando num ROAE consolidado de 24,6% no trimestre.
O resultado financeiro foi de R$ 376 milhões no trimestre (+121%). Já a receita da carteira de aplicações financeiras (ex-previdência e ALM), geridas pela tesouraria, foi de R$ 431 milhões, o que representa 86,4% do CDI. O retorno é explicado pelo desempenho das alocações em títulos indexados à inflação. Por outro lado, houve impacto positivo em renda variável.
O índice de eficiência operacional, que considera a soma das Despesas Administrativas em relação à Receita Total, foi de 10,9%, uma melhora de 0,9 p.p., alinhado com os esforços da companhia para ganhos de eficiência.
Desempenho das unidades de negócio, comparado ao 2T24:
Seguro: as receitas e prêmios da Porto Seguro totalizaram R$ 5,4 bilhões (+5%), sendo o maior crescimento originado pelo segmento de Vida (+17%), seguido pelo Patrimonial (+6%). No Auto, tanto os prêmios quanto a frota segurada avançaram 3%, com uma adição de 165 mil veículos no período. O índice de sinistralidade da Vertical melhorou 2,1 p.p., tendo sido menor em todos os principais segmentos. O Auto foi menos afetado pelos eventos climáticos, que impactaram de maneira importante o mesmo período do ano anterior.
Saúde: a Porto Saúde apresentou crescimento de 24% no número de vidas do Seguro Saúde, atingindo 751 mil beneficiários no trimestre. No Odonto, a expansão verificada também foi de 24%, chegando a marca de 1,1 milhão de vidas cobertas.
Esses números contribuíram para o aumento de 27% na receita da vertical, que atingiu R$ 2 bilhões no período. O Índice Combinado do trimestre foi de 93%, registrando melhora de 4 p.p.. O lucro obtido no período foi de R$ 106 milhões (+45%).
Bank: a receita do Porto Bank avançou 30%, atingindo R$ 1,8 bilhão, por meio principalmente do crescimento do Cartão, Financiamento e Empréstimos (+29%); Consórcio (+28%); Capitalização (+17%) e Riscos Financeiros (+15%). O NIM ajustado pelo risco aumentou 2 p.p., alcançando 4,7%, reflexo tanto da melhoria do spread quanto da mudança do reconhecimento de receita de juros (accrual em 90 dias). O lucro líquido trimestral apresentou um crescimento de 31%, totalizando R$ 204 milhões.
Serviço: a Porto Serviço registrou R$ 624 milhões em receita (-2%), decorrente de um menor número de atendimentos provenientes da Parceria Porto (serviços de assistência para os clientes embedados nas apólices de seguros do Grupo) em função da menor sinistralidade no período. Já as demais parcerias apresentaram crescimento de 1% no trimestre e de 12% no acumulado do ano, com destaque para a evolução do segmento de produtos digitais (+112% no 2T25 e +120% no 1S25). O resultado trimestral foi de R$ 45 milhões (-7%)
A cultura de excelência no atendimento contribuiu de forma especial para as conquistas adicionais do Grupo no segundo trimestre deste ano: a Porto foi reconhecida como a terceira marca mais forte do Brasil, de acordo com a Brand Finance, e escalou pela primeira vez o grupo das “top 15” entre as marcas mais bem sucedidas do Brasil, conforme o ranking produzido pela consultoria internacional Interbrand.
E num campo que é especialmente prioritário na Porto - o das pessoas -, a companhia conquistou pelo quarto ano consecutivo o selo de “excelente lugar para trabalhar” pelo índice Great Place to Work (GPTW). E um destaque especial foi o reconhecimento, pela primeira vez, com o selo de “bem-estar emocional", uma distinção que premia o objetivo primordial de garantir à todos que constroem os resultados aqui apresentados um ambiente de desenvolvimento constante, cada vez mais inclusivo e saudável.
Os desdobramentos dessa estratégia que carrega a essência dos 80 anos da Porto, e que segue orientando os movimentos de futuro, entregou resultados históricos neste ciclo, numa clara e direta consequência daquilo que o Grupo Porto busca fazer de melhor: cuidar, dedicando a energia integralmente para zelar pelo bem-estar, pela saúde e pelo patrimônio das pessoas. “Estamos vivendo um momento único gerado pela diversificação e fortalecimento das unidades de negócio do Ecossistema Porto, sempre com o foco direcionado ao atendimento e ao cuidado das 18 milhões de pessoas que nos escolhem e nos honram todos os dias”, afirma Paulo Kakinoff, CEO do Grupo Porto.
A companhia agradece a todos que confiam, constroem e nos apoiam nesta jornada.
Confira o vídeo do Celso Damadi, CFO do Grupo Porto, através do WeTransfer ou do Google Drive.
Já o balanço financeiro na íntegra pode ser visto aqui.
Principais destaques (2T25 em comparação com 2T24):
Receita total Grupo Porto: R$ 10 bilhões (+12%)
Lucro líquido Grupo Porto: R$ 878 milhões (+50%)
ROAE Grupo Porto: 24,6% (+6,2 p.p.)
Lucro líquido Porto Seguro: R$ 434,4,4 milhões (+16,3,%)
Lucro líquido Porto Saúde: R$ 105,5 milhões (+45,1%)
Lucro líquido Porto Bank: R$ 204,1 milhões (+31,2%)
Lucro líquido Porto Serviço: R$ 45,1 milhões (-6,5%)
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com 80 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 18 milhões de clientes únicos, 13,8 mil funcionários, 13 mil prestadores e 46,4 mil corretores independentes, a empresa conta ainda com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
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