Transição humanizada em fusões: o papel dos dados na integração de operações
Em julho de 2023, as empresas Card e Movilway fundiram suas operações e criaram a CardWay, referência nacional em soluções de distribuição de recargas de celulares e de produtos digitais, além de pagamentos eletrônicos. Durante a fase de análise de eficiências, a área de recursos humanos, em conjunto com a alta gestão da nova sociedade, decidiram migrar para uma ferramenta de gestão de pessoas que permitisse gerar dados mais consistentes para tomada de decisões. Foi quando adotaram a Elofy, empresa de tecnologia que está no escopo da multinacional italiana Zucchetti no Brasil, como parceira para garantir uma transição mais humanizada, guiada por dados.
A partir dessa virada, a empresa passou a aplicar pesquisas de sentimento de forma regular, estruturou mais de 30 planos de desenvolvimento individual (PDIs), registrou mais de 300 feedbacks via plataforma e atingiu 75,3% de adesão às pesquisas de experiência com lideranças. Os dados também guiaram a criação de programas como o “Movimenta Cardway”, corrida de 5 km promovida entre colaboradores, e podcasts internos com foco em saúde mental, após a identificação de que 18% dos profissionais relataram tristeza relacionada à própria saúde. São cerca de 1200 colaboradores beneficiados pela solução.
Gestão de pessoas em momento de transformação da empresa
Bruno Soares, CEO e cofundador da Elofy, explica que “processos de fusão trazem impactos profundos para o time de Recursos Humanos, que precisa lidar ao mesmo tempo com questões estruturais, emocionais e culturais. É um momento em que escutar as pessoas, identificar sinais e tomar decisões assertivas faz toda a diferença. Ter uma ferramenta que apoia esse processo com dados reais ajuda a construir uma transição mais humana, consistente e alinhada com os objetivos do negócio”.
A empresa precisava de um sistema confiável e alinhado às demandas de avaliações de desempenho, como conta Jessica Daiane da Silva, supervisora de Recursos Humanos da CardWay, sobre o que motivou a escolha pela Elofy. “Percebemos que precisávamos ir além da coleta básica de informações e passar a acompanhar indicadores mais estratégicos para o desenvolvimento das pessoas. A Elofy nos trouxe essa possibilidade com uma plataforma que centraliza dados de desempenho, clima e engajamento de forma integrada, o que tem feito toda a diferença para nossas decisões de gestão”.
Com a Elofy, a Cardway conseguiu mapear com mais clareza os sentimentos, as interações e os pontos de atenção das equipes, o que permitiu responder com agilidade aos desafios de clima e cultura. "Como ainda estamos em processo de alinhamento estratégico e revisão dos nossos valores, os dados têm se mostrado fundamentais neste momento de transformação. As informações coletadas permitem análises consistentes e decisões muito mais assertivas. Por meio da Elofy, conseguimos coletar informações essenciais para apoiar o desenvolvimento da nova cultura, monitorando de forma contínua o engajamento e o bem-estar dos colaboradores” completa Caroline Tagliapietra Amore, coordenadora de RH da Cardway.
Aprendizados
Ao longo do processo, a Cardway acumulou aprendizados para momentos de mudanças estruturais. O primeiro deles é que escutar deve ser prioridade. Ao colocar a atenção ao colaborador no centro da estratégia, a área de recursos humanos teve insumos reais para direcionar suas ações com assertividade.
O segundo aprendizado é que o reconhecimento entre colegas pode ser mais potente do que campanhas institucionais: com o mural da Elofy, os elogios espontâneos se tornaram parte da rotina e contribuíram diretamente para o fortalecimento do clima e dos vínculos. No segundo semestre, a CardWay se prepara para lançar o “Ciclo de Gente”, novo modelo de avaliação de desempenho alinhado aos comportamentos e valores desejados na nova fase da organização.
“A Cardway representa um exemplo potente de como dados, escuta e ações consistentes podem transformar a gestão de pessoas. Em um momento delicado como uma fusão, o time apostou em uma abordagem transparente, estruturada e centrada no ser humano. Ficou evidente que cultura não se constrói com slogans, mas com dados”, destaca Bruno Cortez, CEO da Elofy by Zucchetti.
Sobre a Elofy
A Elofy é uma plataforma de gestão de desempenho e jornada do colaborador que apoia grandes empresas na construção de times mais engajados, na retenção de talentos e nas estratégias de RH. Integrante do ecossistema Zucchetti, a solução oferece funcionalidades completas como definição e acompanhamento de metas e OKRs, avaliações de desempenho, feedbacks 360°, PDI, pesquisas de clima e planos de sucessão. A Elofy alia usabilidade e profundidade técnica para facilitar o dia a dia de colaboradores, gestores e profissionais de Recursos Humanos. Cerca de 300 mil pessoas, em mais de 200 empresas, usam as soluções da Elofy — entre elas, Banco Inter, CSN, ArcelorMittal, Fleury, Aché, Sebrae, Cimed e Cogna, Marcopolo, Belgo e Arames.
Sobre a CardWay
É o parceiro estratégico que conecta pessoas, produtos e negócios por meio de tecnologia confiável e experiência de ponta, fortalecendo o crescimento sustentável dos nossos clientes. Nasceu da união entre GrupoCard e Movilway, combinando décadas de expertise em meios de pagamento e tecnologia para oferecer soluções que unem conveniência, eficiência e inovação. Entrega soluções para pagamentos - cartão (crédito/débito), PIX, dinheiro e gateway online; telecom - chips e recargas de todas as operadoras; serviços digitais - games, streaming, deliveries e gift cards; mobilidade urbana - passagens e recargas de bilhetes de transporte; serviços bancários - pagamento de contas, saques e depósitos no ponto de venda; platform as a service - cardHub, API que integra nosso portfólio a fintechs e grandes varejistas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>