Logo
Imprimir esta página

Reforma Tributária: IA inovadora ajuda empresas a entender novas regras fiscais

Reforma Tributária: IA inovadora ajuda empresas a entender novas regras fiscais

Ferramenta da plataforma V360 foi desenvolvida com base em perguntas reais de clientes e já está disponível online, com acesso gratuito e interface em formato de chatbot

A V360, principal plataforma de automação de pagamentos a fornecedores no Brasil, acaba de lançar gratuitamente ao público a IA da Reforma, um assistente virtual criado para apoiar profissionais que ainda estão em fase de entendimento sobre a Reforma Tributária, especialmente no que diz respeito aos impactos operacionais e práticos no dia a dia das empresas. A ferramenta já pode ser acessada por qualquer interessado, via link: https://bit.ly/IA-Reforma-V360.

Esse assistente não substitui fontes jurídicas ou pareceres técnicos, mas ajuda a reduzir a insegurança e o excesso de informações desconectadas, ao responder dúvidas reais de forma clara, confiável e orientada à ação. O objetivo é ampliar o acesso à informação prática em um cenário de mudanças profundas e ainda pouco compreendidas. A ferramenta foi programada com base em dúvidas reais de profissionais das áreas Fiscal, Contábil, Financeira e Tributária — especialmente analistas, especialistas e coordenadores que estão buscando entender o que muda, quando começa e como sua área será afetada.

Para o Izaias Miguel, Co-CEO da V360, o programa foi pensado para apoiar quem está na linha de frente da operação:

-A ideia é oferecer um canal direto de esclarecimento sobre um dos pontos mais sensíveis da reforma: a entrada e validação de notas fiscais, que já contará com alterações operacionais a partir de outubro de 2025. Sabemos que com a Reforma em andamento, há pouca informação traduzida para o dia a dia das empresas. Essa lacuna, se não for preenchida, pode comprometer a capacidade de adaptação do setor produtivo. Por isso, a solução chega como um ponto de apoio confiável para orientar o primeiro passo, com clareza, agilidade e foco na prática.

Entenda o cenário da Reforma e o papel da tecnologia no recebimento fiscal

Embora o novo modelo tributário entre em vigor completamente apenas em 2033, a transição já começou — e as mudanças práticas começam a ser sentidas a partir de 2025. Empresas de todos os portes terão que lidar com dois sistemas paralelos: o atual e o novo, que unifica cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em dois (CBS e IBS), além da criação do Imposto Seletivo (IS).

O impacto mais imediato ocorre justamente na esteira de recebimento fiscal. A partir de outubro de 2025, todas as empresas precisarão emitir e receber notas no novo modelo, com destaque para os tributos e layouts atualizados — mesmo que o recolhimento só tenha início em 2026. Isso exigirá a adequação dos layouts fiscais — com a inclusão de novos campos — e a integração com sistemas de ERP como SAP, Oracle e TOTVS.

Na prática, a adaptação exigirá esforço coordenado de áreas como tecnologia, fiscal, contas a pagar e faturamento. O risco de não se adequar a tempo é alto: sem a emissão ou o recebimento correto de notas, há paralisação de faturamento e pagamentos — o que pode comprometer seriamente a operação, especialmente em setores de alto volume, como indústria e varejo.

O ano de 2025, portanto, é considerado o mais crítico da transição. Apesar disso, muitas empresas ainda não orçaram ou iniciaram os ajustes necessários, e os fornecedores de ERP só devem concluir suas atualizações até setembro — o que deixará um curto prazo para testes, homologações e treinamentos antes da virada do ano.

Como a tecnologia da V360 atua nesse processo

A solução desenvolvida pela V360 automatiza a esteira de ingresso fiscal desde a captura das notas até a validação e integração com o sistema financeiro da empresa. A plataforma identifica e coleta os documentos diretamente nas bases oficiais — como prefeituras, Receita Federal, SEFAZ e concessionárias — ou por integração com fornecedores.

Em seguida, realiza uma leitura inteligente das informações fiscais, compara com as ordens de compra e, se estiver tudo certo, lança os dados automaticamente no ERP da empresa. Caso haja divergências, o sistema notifica as áreas responsáveis para correção. Todo o processo é monitorado em tempo real por um painel de controle que fornece visibilidade, alertas e indicadores de gestão.

Ao garantir que as notas fiscais estejam corretas e em conformidade desde o início do processo, a V360 contribui para que as empresas evitem gargalos no recebimento e possam seguir operando com segurança e eficiência mesmo em meio à transição tributária.

Sobre a V360

A V360 ajuda outras empresas a organizarem e automatizarem o processo de pagamento de fornecedores. Isso significa que, quando uma empresa precisa pagar uma conta, há várias etapas envolvidas, como receber a nota fiscal, conferir se está tudo certo, aprovar e só então liberar o pagamento. Normalmente, esse processo é feito de forma manual e pode ser demorado, sujeito a erros e até resultar em multas por atrasos ou informações incorretas.

O que a V360 faz é oferecer uma solução tecnológica que automatiza essas etapas. O sistema coleta automaticamente documentos de diversas fontes, verifica se estão corretos conforme as regras fiscais e os processos internos da empresa, e integra tudo isso com os sistemas financeiros, permitindo que os pagamentos sejam feitos de maneira mais eficiente e segura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto