Atendimento automatizado via WhatsApp: empresa de mobilidade investe em IA para pedir corrida
IAGo Bot permite confirmar corridas de aplicativo em tempo real, tornando o processo mais rápido e acessível em regiões fora do centro
Em regiões onde os smartphones têm recursos limitados ou a conexão é instável, ferramentas que facilitam a acessibilidade ganham força. É o caso do WhatsApp que, ao possibilitar o uso de recursos como chatbots e atendimentos humanizados, se torna um canal estratégico para alcançar usuários que enfrentam dificuldades em apps convencionais. Essa acessibilidade não é à toa, afinal, o aplicativo de mensagens possui cerca de 147 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo dados da Statista.
“Ferramentas como essas representam uma importante evolução para a inclusão digital, facilitando o contato entre empresas e usuários e simplificando processos. Para setores como a mobilidade urbana, isso significa ampliar o alcance dos serviços, oferecendo alternativas acessíveis para solicitar transporte sem a necessidade de aplicativos ou conexões estáveis”, destaca Vinícius Valle, coordenador de Marketing da Gaudium.
De olho nesse cenário, a Gaudium, startup especializada em mobilidade e logística, anunciou recentemente investimentos na IAGo Bot, ferramenta que oferece atendimento automatizado via WhatsApp. O sistema identifica endereço, agenda corrida e confirma automaticamente em tempo real.
“Antes de tornarmos o investimento formal, fizemos a integração da IAGo Bot com a plataforma Machine e notamos que em muitas localidades o canal via WhatsApp pode ser mais eficaz do que os apps tradicionais. O atendimento automatizado tornou o processo de solicitação de corrida mais acessível para públicos fora dos grandes centros urbanos”, comenta Valle.
A conexão entre a IAGo Bot e a plataforma Machine, tecnologia da Gaudium, deve avançar com aprimoramentos que incluem automações mais inteligentes, fluidez no atendimento e a oferta de métricas para os gestores dos apps. O objetivo é que o WhatsApp não apenas complemente, mas se torne um meio de comunicação central para a solicitação de corridas em diversas regiões sem acesso estável à internet.
Para o especialista, o investimento representa uma estratégia alinhada ao propósito de liderar a transformação digital na mobilidade regional. “Ao ampliar os canais de captação e melhorar a experiência do usuário, nós buscamos aumentar a eficiência operacional dos nossos clientes e alcançar públicos que antes tinham acesso limitado a esses serviços”, finaliza Valle.
Sobre a Gaudium
Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, foi destacada na lista do Estadão como uma das 100 empresas mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, o principal portal de notícias sobre aplicativos de transporte e aplicativos de entrega do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>