Dia Nacional da Saúde: empresas investem em ações sociais para promover bem-estar físico e mental
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriel Soares
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
No dia 05 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária e promover o acesso à saúde de qualidade. No ambiente corporativo, as empresas têm utilizado o voluntariado tanto para promover a causa da saúde e a conscientização sobre causas relevantes como a prevenção, quanto para beneficiar o bem-estar do seu público interno, gerando um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 3, voltado à saúde e bem-estar.
Pesquisas do Harvard Health Publishing e do UnitedHealth Group apontam que a participação regular em ações voluntárias reduz o estresse, fortalece vínculos e gera benefícios físicos, mentais e cognitivos. Os estudos também indicam que o engajamento contínuo em atividades solidárias amplia a sensação de propósito e satisfação pessoal. No contexto corporativo, esses impactos se refletem em equipes mais motivadas, saudáveis e alinhadas às estratégias de responsabilidade social da empresa.
Diante disso, o V2V, empresa especializada em programas de voluntariado empresarial com 25 anos de atuação, tem apoiado empresas na criação e gestão de iniciativas que promovem a saúde coletiva e o engajamento social. A organização trabalha com instituições de diversos setores, como Instituto Sabin, RD Saúde, Azul Linhas Aéreas e Banco do Brasil, promovendo tecnologia e consultoria para fortalecer campanhas como Gincanas Solidárias, Outubro Rosa, doações de sangue e arrecadações de fundos para o tratamento de crianças com câncer.
A diretora executiva do V2V, Marianna Taborda, destaca que os benefícios do voluntariado vão além do impacto social nas comunidades, refletindo diretamente na saúde e bem-estar dos próprios colaboradores. “Nossa visão é que o voluntariado é, ao mesmo tempo, uma forma de promover saúde para as comunidades e um estímulo direto à saúde física e emocional dos voluntários que se engajam nessas iniciativas. Essas descobertas apenas reforçam o que já percebemos ao longo de 25 anos de atuação, a prática voluntária gera um ciclo virtuoso de cuidado.”
Além de ajudar comunidades, o voluntariado também atua como ferramenta de engajamento e bem-estar no trabalho, contribuindo com estratégias de ESG. Segundo a psicóloga e consultora do V2V, Viviane Quênia o voluntariado regular estimula o senso de propósito, amplia a rede de apoio e melhora os índices de saúde mental entre colaboradores. “Quando o colaborador se sente útil, reconhecido e conectado com uma causa maior, há uma melhora perceptível nos níveis de ansiedade, autoestima e equilíbrio emocional”, afirma.
Sobre o V2V
Há 25 anos, o V2V oferece tecnologia e serviços para que empresas promovam transformação social real em programas de Voluntariado Corporativo e Responsabilidade Social. Através de uma plataforma e de consultoria especializada fornecem metodologia para a gestão e execução de programas em mais de 200 empresas, que já engajaram mais de um milhão de voluntários, em 38 países.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>