Brasileiros têm uma das maiores expectativas de vida do mundo, revela pesquisa global
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Milena Oliveira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Estudo da Ipsos, realizado em 32 países, destaca diferenças culturais e geracionais sobre a velhice, longevidade e entusiasmo para a entrada nesta fase da vida
O Brasil está entre os países que autoprojetam uma das expectativas de vida mais elevadas do mundo, aponta a “Attitudes to Ageing 2025”, conduzida pela Ipsos em 32 países ao redor do mundo. A pesquisa revela que os brasileiros, em média, acreditam que viverão até os 80 anos, um resultado acima da média global de 78 anos. No outro extremo, o México (74 anos), a Índia e Turquia (72 anos) e a Hungria (64 anos) apontaram as idades mais baixas como expectativa de vida.
A pesquisa também indica que, aos 65 anos, as pessoas podem ser consideradas da “da terceira idade” na visão dos entrevistados do Brasil. Itália e Espanha, com 73 anos, são os que indicam a idade mais alta para o início da velhice. Já para as pessoas da Indonésia, a terceira idade começa aos 59 anos.
Levando em consideração a idade que consideram o início da velhice (65) e a que esperam chegar (80), os brasileiros esperam viver 15 anos na terceira idade, um dos períodos mais longos na velhice encontrados pelo estudo – atrás apenas de 16 anos registrado na África do Sul e 17 anos na Colômbia, Filipinas e Indonésia.
Já na Hungria, a pesquisa demonstra algo curioso: a expectativa de vida é mais baixa do que a idade considerada como o início da velhice: 64 x 65 anos. Portanto, a população demonstra acreditar que a maioria não viverá o suficiente para entrar na última fase da vida.
Entre os pessimistas com a própria longevidade também estão as gerações mais novas, globalmente. Enquanto as gerações dos Baby Boomers e X acham que viverão mais – 84 e 80 anos, respectivamente – a pesquisa aponta que entre os Millenials e GenZ essa expectativa cai consideravelmente – 78 e 75 anos, respectivamente.
Resistência ou ansiedade pela velhice?
Os dados globais revelam que a maioria das pessoas não está entusiasmada com a velhice. Em 32 países, 57% afirmam não estar ansiosas pela terceira idade (contra 38% que afirmam estar). A resistência diminui de acordo com a renda, o nível de escolaridade e a distância da velhice, sendo os jovens os mais entusiasmados.
No Brasil, porém, o cenário aponta o oposto. A maioria dos entrevistados (57%) indicou estar ansiosa para chegar à velhice, contra 38% que disseram não aguardar com entusiasmo essa perspectiva.
Globalmente, observa-se que as gerações mais jovens, a Z e Millennials, são as que mais esperam ansiosamente pela terceira idade, especialmente homens da geração Z (46%) e Millennials (44%). As mulheres, por sua vez, apresentaram índices de expectativa pela velhice sempre mais baixos que os homens, com destaque para a geração Baby Boomer, na qual apenas 29% das entrevistadas globalmente disseram aguardar com entusiasmo a entrada na velhice.
Ainda no recorte por gênero, considerando todas as idades pesquisadas (18 a 74 anos), na Indonésia, 89% das mulheres e 88% dos homens demonstram entusiasmo para chegar à terceira idade; no Brasil, 59% das mulheres e 55% dos homens relatam esse sentimento.
Metodologia
- Estes são os resultados de uma pesquisa realizada em 32 países pela Ipsos em sua plataforma online Global Advisor e, na Índia, em sua plataforma IndiaBus, entre sexta-feira, 24 de janeiro, e sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025.
- Para esta pesquisa, a Ipsos entrevistou um total de 23.745 adultos com 18 anos ou mais na Índia, 18-74 no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia e Estados Unidos, 20-74 na Tailândia, 21-74 na Indonésia e Singapura, e 16-74 em todos os outros países.
- A amostra consiste em aproximadamente 1.000 indivíduos em cada um dos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Nova Zelândia, Filipinas, Espanha e EUA, e 500 indivíduos em cada um dos seguintes países: Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Hungria, Indonésia, Irlanda, Malásia, México, Países Baixos, Peru, Polônia, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia.
- Os dados são ponderados de forma que a composição da amostra de cada país reflita melhor o perfil demográfico da população adulta de acordo com os dados do censo mais recente. "A Média Global por País" reflete o resultado médio para todos os países e mercados em que a pesquisa foi realizada. Não foi ajustada para o tamanho da população de cada país ou mercado e não se destina a sugerir um resultado total.
- Quando as porcentagens não somam 100 ou a 'diferença' parece ser +/- 1 ponto percentual a mais/menos do que o resultado real, isso pode ser devido ao arredondamento, múltiplas respostas ou à exclusão de respostas de 'não sei' ou não declaradas.
- A precisão das pesquisas online da Ipsos é calculada usando um intervalo de credibilidade, onde uma pesquisa com N=1.000 é precisa dentro de +/- 3,5 pontos percentuais e uma com N=500 é precisa dentro de +/- 5,0 pontos percentuais. Para mais informações sobre o uso de intervalos de credibilidade pela Ipsos, visite o site da Ipsos.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>