De hype a transformação: como a IA está redesenhando empresas tradicionais de tecnologia
Empresas criam laboratórios internos para acelerar a produção de soluções com inteligência artificial; movimento revela como a IA exige reestruturações estratégicas, e não apenas tecnológicas
A onda da inteligência artificial generativa não tem impactado apenas startups ou novos negócios. Empresas já consolidadas no setor de tecnologia estão reformulando suas estruturas para acompanhar a velocidade das transformações. Mais do que integrar IA a produtos existentes, o desafio tem sido reposicionar a própria lógica de desenvolvimento e operação.
Segundo a consultoria McKinsey, 65% das empresas globais já utilizam IA generativa em algum nível, o que sinaliza uma adoção significativa. No entanto, os usos mais promissores ainda estão em estágio de exploração, especialmente em companhias com legados tecnológicos robustos e ciclos mais longos de inovação.
Empresas como Atomsix e Monking decidiram apostar em laboratórios internos dedicados à experimentação com IA, funcionando como núcleos de inovação para desenvolvimento de novas soluções.
Na Atomsix, estúdio global de design e tecnologia, o A6 Labs funciona como um laboratório com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de produtos digitais com foco em performance, usabilidade e escalabilidade. “Nosso foco está em combinar dados, design e tecnologia para desenvolver soluções que aumentem a eficiência operacional e a experiência dos usuários. Vamos trabalhar junto a empresas que queiram transformar seus produtos digitais usando inteligência artificial de forma ética, escalável e centrada nas pessoas”, afirma Guilherme Ferreira, CEO da Atomsix.
Na mesma linha, a Monking, empresa especialista em comunicação para inovação, criou um estúdio audiovisual de IA generativa, por meio de uma parceria com a startup Treehouz. O espaço servirá como ambiente de testes e criação de novos formatos de conteúdo automatizado com uso de IA para imagem, vídeo, 3D e outras linguagens visuais.
“A produção de conteúdo está cada vez mais automatizada, mas isso não significa que precisa ser genérica. Nosso objetivo é usar IA para escalar produção com criatividade e inteligência estratégica. Essa parceria nos permite entregar algo que nenhuma agência tradicional oferece hoje”, diz Eduardo Vieira, CEO da Monking.
A movimentação das empresas tradicionais acompanha uma tendência global de reestruturação nos setores de tecnologia, mídia e telecom. Segundo a McKinsey, a IA generativa pode representar um impacto econômico de US$ 380 a 690 bilhões ao ano nesses mercados, sendo até US$ 460 bilhões no segmento de alta tecnologia.
No entanto, adotar IA de forma estratégica ainda é um desafio em muitas organizações. Um levantamento da ISC, entidade global de certificação em segurança cibernética, mostra que 45% das empresas ainda não possuem uma estratégia clara para IA, o que reforça que o entusiasmo do mercado muitas vezes precede a maturidade de aplicação.
Essa lacuna estratégica não afeta apenas grandes corporações. No Brasil, uma pesquisa encomendada pela Microsoft indica que 75% das micro, pequenas e médias empresas estão otimistas quanto ao impacto da IA em seus negócios, mas o cenário ainda é de descoberta e adaptação.
Nos dois exemplos, da Atomsix e da Monking, a criação de laboratórios reflete uma aposta que vai além do modismo. “Trata-se de construir ambientes controlados para testar, errar rápido, e aprender a usar IA de forma integrada à lógica de negócios. E isso envolve não só tecnologia, mas também cultura, processos e visão estratégica”, garante Eduardo.
“Em um setor movido por ciclos rápidos de inovação, o hype da IA tem imposto uma mudança estrutural em empresas tradicionais de tecnologia: para continuar liderando, é preciso se comportar como exploradoras, mesmo depois de décadas de consolidação”, afirma Guilherme.
Sobre a Monking
A Monking é uma empresa especialista em marketing e comunicação para setores de inovação de empresas como Ambev, Natura, iFood e Itaú, com sedes em Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Fundada em 2016, une audiovisual, estratégia e growth, é parceira do Cubo Itaú e foi premiada pelo Startup Awards e 100 Open Startups.
Sobre a Atomsix
A Atomsix é um estúdio global de design e tecnologia fundado em 2020. Com anos de experiência, oferece soluções digitais inovadoras em aplicativos, plataformas web e branding, atendendo empresas como Google, Microsoft e Mercedes-Benz. Presente em 23 países, alia criatividade, agilidade e excelência para criar experiências únicas.
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