Logo
Imprimir esta página

Blockchain: a revolução digital em andamento que está transformando o mundo

Blockchain: a revolução digital em andamento que está transformando o mundo

A tecnologia blockchain se prepara para expandir sua presença em setores como saúde, governamental, cadeia de suprimentos e direitos autorais, afirma o head Educacional da OnilX, Cleverson Pereira

A blockchain se tornou conhecida principalmente por ser a base do Bitcoin e outras criptomoedas, mas ela está ultrapassando os limites do mercado financeiro e de criptoativos. Redes como a Ethereum introduziram o uso de tokens e contratos inteligentes para pagamentos em lojas físicas, postos de gasolina e restaurantes, sinalizando uma adoção mais ampla e cotidiana da tecnologia.

Uma pesquisa da consultoria Grand View Research estima que o mercado da blockchain deve saltar de US$ 31,2 bilhões em 2024 para alcançar 1,4 trilhão em 2030. Isso representa um aumento anual de 90,1%. “Em parte, esta expansão se deve a um crescimento da tecnologia para outras áreas que vão além das finanças devido à escalada de exigência por rastreabilidade e segurança”, explica Cleverson Pereira, head educacional da OnilX, empresa que transforma ativos digitais em liquidez para efetuar pagamentos e transações.

“O sistema de registro descentralizado e imutável da blockchain garante a integridade e transparência das transações, tornando-se especialmente atraente para setores como finanças, saúde e gestão da cadeia de suprimentos. Empresas desses segmentos estão cada vez mais integrando soluções baseadas em blockchain para aumentar a segurança e a transparência em suas operações”, diz o relatório da Grand View em concordância com o posicionamento de Pereira.

Saúde, governo e rastreabilidade: os novos horizontes da blockchain

De acordo com Pereira, a aplicação da tecnologia blockchain em áreas como saúde e serviços públicos já é uma realidade e deve se disseminar cada vez mais. Esses pontos são um reflexo da evolução das chamadas blockchain híbridas e de consórcio – ou seja, que podem ser compartilhadas entre vários entes, dando segurança e rastreabilidade às operações. Mas o que isso significa em outros setores?

- Saúde: permite o compartilhamento seguro de prontuários médicos entre instituições, reduzindo fraudes e garantindo a integridade dos dados de pacientes.

- Cadeia de suprimentos: rastreia a origem de produtos, assegura a autenticidade e combate à pirataria. “Nesse contexto, pode ser aplicada de maneira ampla: da indústria ao agronegócio, especialmente para cumprir exigências de fornecedores em mercados estrangeiros”, ressalta o head educacional da OnilX.

- Direitos autorais: NFTs registradas em blockchain garantem remuneração justa a artistas e controle de propriedade intelectual no meio digital.

- Governos: países como Dubai usam blockchain para registros civis e identificação digital. “Na prática, a blockchain poderia ser usada até em eleições, promovendo transparência e segurança dos pleitos”, avalia Pereira.

Nova lei americana: marco global para as finanças digitais

As perspectivas para a blockchain se ampliaram recentemente também nas finanças digitais e criptoativos, áreas que levaram à criação da tecnologia. A assinatura do Genius Act estabelece um marco regulatório para os ativos digitais e stablecoins – criptomoedas atreladas ao dólar –, exigindo que haja respaldo por ativos líquidos e auditados.

De acordo com Pereira, a nova legislação gera diversos benefícios para o setor. “Entre eles, o estímulo à adoção de stablecoins como meio de pagamento cotidiano, uma maior confiança de bancos, varejistas e consumidores na tecnologia e a expansão da blockchain como infraestrutura de pagamentos internacionais. E, na prática, o maior entendimento e a aplicação da tecnologia fazem com que ela se torne uma presença mais frequente em outros setores e com segurança jurídica”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto