Segurança da informação: como proteger dados empresariais e manter sistemas seguros
A população também deve ficar cada vez mais alerta aos golpes para evitar prejuízos pessoais
O especialista e professor de Ciência de Dados, Manoel Villas Boas Júnior, da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, discutiu durante as Jornadas Acadêmicas sobre a segurança da informação e como um vazamento dos dados de uma empresa podem causar grandes danos à imagem, prejuízos financeiros e até impactos jurídicos.
Para o professor, atualmente a sociedade vive um cenário cada vez mais digitalizado e proteger dados deixou de ser apenas uma responsabilidade do setor de TI e passou a ser uma questão estratégica para todas as áreas das organizações. "É importante que a população fique cada vez mais alerta para não cair nesses golpes. É importante que as pessoas não sejam impulsivas e prestem atenção aos links de compras, que recebem via sms ou até mesmo as ligações. Mas as empresas também precisam ter esse cuidado porque o prejuízo é ainda mais devastador. Uma série de regras como: confidencialidade, integridade, disponibilidade, privacidade e até mesmo auditoria devem ser feitas em caso de suspeita de invasão ou de mau uso da rede", enfatiza o especialista.
A aula trouxe casos reais que ganharam destaque na imprensa, como os golpes que envolvem o pix, quadrilhas que usam fotos de idosos para fazer empréstimos no nome deles, entre outros. Segundo o professor, o caminho para minimizar esses riscos envolve planejamento estratégico, políticas claras de segurança, investimento em sistemas robustos e a capacitação contínua das equipes. O planejamento antecipa os possíveis riscos que a empresa pode sofrer e com isso criar formas de evitar ou minimizar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>