Adoecimento mental entre profissionais de enfermagem atinge a Justiça do Trabalho
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Marina Harriz
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Altas jornadas, assédio e sobrecarga emocional disparam afastamentos e ações judiciais em todo o país; Advogado Mateus Gonçalves afirma que profissionais estão exaustos e desamparados
O mês de julho acendeu um alerta sobre a saúde mental dos profissionais da enfermagem no Brasil. Com jornadas exaustivas, sobrecarga emocional e casos recorrentes de assédio moral, enfermeiros e técnicos têm enfrentado uma escalada de adoecimento psicológico no ambiente de trabalho. O impacto já é mensurável: o número de afastamentos por transtornos mentais e emocionais cresceu de forma expressiva no primeiro semestre de 2025, segundo dados do INSS e dos próprios sindicatos da categoria.
Em paralelo, o que se vê é um aumento silencioso, porém consistente, de ações trabalhistas movidas por profissionais da enfermagem contra hospitais, clínicas e unidades públicas. “São processos por danos morais, assédio institucionalizado e negligência com as condições mínimas de trabalho. Em muitos casos, os empregadores sequer oferecem acompanhamento psicológico ou períodos adequados de descanso”, afirma o advogado trabalhista Mateus Gonçalves, que atua exclusivamente na defesa da enfermagem.
Gonçalves explica que, diferentemente do passado, os profissionais estão mais conscientes de seus direitos e buscam reparação judicial com respaldo legal. “Existe um desgaste emocional profundo e estrutural, que se agravou com a pandemia e não foi resolvido desde então. Muitos já entram com quadros de estafa severa, diagnosticados por laudos médicos. A Justiça do Trabalho tem sido o único canal possível de escuta para muitos desses trabalhadores.”
A discussão ganha ainda mais relevância diante da falta de políticas institucionais voltadas à saúde mental nas unidades de saúde. Em meio ao esgotamento coletivo de quem cuida de vidas, o risco é de um colapso silencioso dentro dos hospitais — com impactos diretos na qualidade da assistência e na permanência dos profissionais nos postos de trabalho.
Mateus Gonçalves – Advogado Trabalhista - Especialista na defesa dos direitos da enfermagem
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>