Diretor do Sincor-PE analisa impactos da nova Lei 15.040/24 no setor de seguros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fenacor
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Em artigo, o diretor do Sincor-PE, Guilherme da Motta Silveira, destaca que a Lei 15.040/24, que estabelece o novo marco regulatório dos contratos de seguro no Brasil, reforça o dever de cooperação entre segurado e segurador. Segundo ele, esse dispositivo legal abre margem para que ambos ajam ativamente para prevenir o agravamento dos riscos, inclusive com programas de gestão de riscos e ações preventivas recomendadas pela seguradora.
Guilherme Motta alerta, contudo, que, se o segurado descumprir cláusulas preventivas acordadas no contrato (como não fazer a manutenção de extintores, por exemplo), isso pode influenciar na regulação do sinistro – “desde que o descumprimento tenha relação direta com o evento danoso”.
Motta acentua ainda que a Lei 15.040/24 traz artigos “especialmente relevantes”, uma vez que impõem a adoção de medidas voltadas à prevenção de riscos, com o objetivo de fortalecer a segurança jurídica dos contratos de seguro; reduzir a sinistralidade por meio de práticas proativas e mitigadoras; e estabelecer critérios técnicos e procedimentos uniformes que orientem tanto seguradoras quanto segurados. “Essas disposições representam um avanço significativo na disciplina dos contratos de seguro, ao incentivar a implementação de políticas de prevenção e controle de riscos, além de promover maior transparência e alinhamento de expectativas entre as partes envolvidas”, frisa o diretor do Sincor-PE.
Ele pontua ainda que, na cláusula de prevenção e mitigação de riscos, a lei autoriza expressamente que os contratos contenham cláusulas de prevenção, mitigação e controle de riscos. Assim, o segurador e o segurado podem pactuar obrigações de comportamento preventivo – como inspeções, manutenção de equipamentos, instalação de sistemas de segurança, etc.
É permitida ainda a inclusão de cláusulas contratuais que estabeleçam medidas de prevenção ou mitigação de riscos, desde que razoáveis, proporcionais ao risco coberto e previamente informadas ao segurado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>