“Funcionário faz-tudo” raramente é promovido — e o motivo não é falta de competência
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Wendy Candido
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Assumir tarefas extras no escritório, como organizar reuniões, acolher colegas ou ajudar sem ser solicitado, pode parecer altruísta, mas estudos mostram que esse comportamento pode minar sua visibilidade e desenvolvimento profissional. O fenômeno, apelidado de “office housework”, é especialmente comum entre mulheres: elas têm duas vezes mais chances de acumular tarefas invisíveis em comparação aos homens, segundo um levantamento da Harvard Business Review com mais de 7.000 profissionais de diferentes setores e países.
Além disso, uma pesquisa do Center for WorkLife Law, da Universidade da Califórnia, apontou que as mulheres são 48% mais propensas a serem vistas como “ajudadoras” e, por isso, têm mais dificuldade em recusar tarefas administrativas, sociais e de bastidores o que reduz seu tempo em projetos de alto impacto e visibilidade.
O principal risco está no tempo roubado das funções estratégicas, pois em vez de investir em iniciativas que geram resultados tangíveis e reconhecimento, o profissional se envolve em atividades que raramente são valorizadas nos critérios de promoção. A consequência? Menos espaço para mostrar entregas relevantes e uma carreira que pode estagnar sem justificativa aparente. Andre Purri, CEO da Alymente, explica: reportar à liderança os custos e benefícios dessas ações é fundamental para não passar despercebido.
“Dizer ‘não’ com elegância é uma habilidade estratégica. Preservar seu tempo e sua reputação constrói autoridade profissional, do contrário, você acaba invisível, mesmo trabalhando muito”, diz.
Mas não basta apenas saber o que não aceitar, é preciso ter clareza ao dizer não. Entre as sugestões estão: questionar o solicitante sobre a prioridade da tarefa; ao aceitar, estruturar a conversa para incluir o valor e o esforço dedicados (“isso demandou X horas e impactou Y”); e ainda encaminhar colegas ou recursos mais adequados ao pedido, em vez de assumir tudo sozinho.
A generosidade no trabalho deve ser equilibrada: diga “sim” a iniciativas com retorno claro e estratégico, e aprenda dignamente a recusar o que consome sua energia e tempo. Esse ajuste pode ser o diferencial na construção de uma carreira sólida e reconhecida.
Caso tenha interesse na pauta, basta nos avisar que faremos a ponte com o executivo/especialista para uma entrevista.
Andre Purri
CEO e cofundador da Alymente, Andre Purri vem revolucionando o mercado de benefícios corporativos. Formado em Administração de Empresas pela ESPM e com mais de 10 anos de experiência no setor de meio de pagamentos e benefícios, Andre iniciou sua carreira como Líder Comercial na Stone Pagamentos, onde desenvolveu habilidades estratégicas e de liderança. Movido pelo propósito de inovar, fundou a Alymente para oferecer soluções flexíveis que transformam a gestão de benefícios, gerando impacto positivo para empresas e colaboradores. Sua visão empreendedora reflete compromisso com inovação e excelência.
Alymente
Alymente é uma startup de RH (HR Tech) que redefine o conceito de gestão de benefícios corporativos. Desde 2017, oferece soluções inovadoras e personalizadas, como um cartão com bandeira Visa, aceito globalmente em até 9 categorias, incluindo alimentação, mobilidade e bem-estar. Sua plataforma também integra funcionalidades para RH, como gestão de premiações e despesas. Empresas como HEINEKEN e Nissan já adotam a experiência moderna da Alymente, que une flexibilidade, autonomia e valorização dos colaboradores, promovendo engajamento e eficiência nas relações corporativas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>