Susep reforça próximos passos para regulamentação de associações mutualistas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Após 2.217 associações de proteção patrimonial mutualista se cadastrarem dentro do prazo estabelecido – entre 30 de abril a 15 de julho -, a Susep está trabalhando na regulamentação da Lei Complementar nº 213/2025. O cadastro constituiu a etapa inicial do processo de regularização e condição necessária para que a associação seja futuramente reconhecida como entidade regular junto à autarquia.
De acordo com a Susep, após a regulamentação, será dado início ao processo de autorização de administradoras de operações de proteção patrimonial mutualista. “Depois das autorizações, as associações terão um prazo para contratarem tais empresas, conforme prevê o inciso IV do §1º do artigo 88-E da LC 213/2025, e encaminharem à Susep a documentação comprobatória”, informa a Susep ao Cqcs. Neste momento, ainda não há administradoras autorizadas a operar, devendo as associações aguardarem a regulamentação da Susep e do CNSP e a posterior autorização das empresas para, então, efetuar as contratações.
Após as autorizações de administradoras de operações de proteção patrimonial mutualista, as associações deverão encaminhar à Susep, através do sistema de cadastro, a documentação que comprove a contratação de tais empresas, dentro do prazo, que será definido em normativo. “As associações que não comprovarem a contratação dentro do prazo que será estipulado terão seu cadastro cancelado pela Susep e não poderão mais atuar com proteção patrimonial mutualista enquanto não efetuarem a devida contratação”, afirma.
Em todo esse processo, a Susep mantém uma página voltada à orientação e saneamento de dúvidas das associações (veja aqui: https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/associacoes-de-protecao-patrimonial-mutualista).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>