Logo
Imprimir esta página

Mattos Filho participa de operação histórica com Letra de Risco de Seguro no Brasil

Mattos Filho atuou na primeira emissão ao lado de IRB, Itaú BBA, Andrina e outros players do setor

O Brasil acaba de inaugurar uma nova etapa na relação entre o mercado de seguros e o mercado de capitais com a primeira emissão da Letra de Risco de Seguro (LRS), título de crédito inédito no país. O instrumento, que já é consolidado em países com mercados financeiros mais desenvolvidos, onde é conhecido como ILS (insurance-linked securities), permite que investidores assumam riscos de seguros em troca de retorno financeiro.

Em entrevista ao Cqcs Adriano Guatimosim Carneiro, sócio da área de Seguros, resseguros e previdência privada do Mattos Filho, revelou que a operação foi viabilizada com a participação de diversos agentes: a Andrina (SSPE) atuou como emissora; o IRB Brasil RE, como cedente dos riscos; o Itaú BBA, como investidor; e os escritórios Mattos Filho e Machado Meyer participaram como assessores jurídicos. O Oliveira Trust foi o agente fiduciário da transação.

“A colaboração de tantos agentes foi essencial para o sucesso da operação em razão de seu ineditismo”, destacou Carneiro.

Ao contrário dos títulos de dívida tradicionais, onde o risco está ligado ao crédito do emissor, a LRS tem como base o risco do próprio sinistro segurado. Os recursos captados com a emissão são destinados ao pagamento de indenizações em caso de sinistro, o que transforma o investidor em uma espécie de ressegurador.

“A LRS rompe com a lógica econômica usual dos títulos de crédito. Aqui, o risco não é o calote, mas a chance de o evento segurado acontecer”, explicou o advogado.

Os riscos associados podem variar desde catástrofes naturais e índices de sinistralidade, até seguros paramétricos. Isso faz da LRS uma alternativa inovadora ao resseguro tradicional, ao permitir a pulverização de riscos diretamente no mercado financeiro.

“A gente espera que essa seja a primeira de muitas emissões, contribuindo para uma eficiente integração entre o setor segurador e o mercado de capitais brasileiro”, completou Guatimosim.

Além do aspecto financeiro, a operação exigiu a criação de instrumentos jurídicos inéditos no país, como a escritura de emissão da LRS e o contrato de transferência de riscos entre o IRB(Re) e a Andrina. Embora semelhante a um contrato de resseguro, esse modelo é considerado sui generis, com características próprias.

“Foi um valioso exercício de aprendizado conjunto entre seguradoras, investidores e advogados. A operação inaugura um novo caminho para a inovação no setor”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto