Estudo aponta que 30% dos jovens querem atuar em empresas privadas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tais Gomes
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Pesquisa do Movimento Empresa Júnior mapeou os setores mais desejados pelos jovens da Geração Z no início da carreira
Os profissionais da Geração Z que participam do Movimento Empresa Júnior no Brasil preferem trabalhar em empresas privadas. É o que aponta a Pesquisa de Carreira 2024, realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), com 4.544 respostas de estudantes do Movimento Empresa Júnior, presente em 270 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Amapá e Rondônia integram o movimento, mas não tiveram participantes nesta edição da pesquisa. A organização é formada por universitários que prestam serviços reais ao mercado e se organizam em empresas sem fins lucrativos.
De acordo com o levantamento, três em cada dez jovens desejam trabalhar em empresas privadas (38,8%), seguidas por empreender (28,2%), seguir carreira no setor público (21,7%), atuar no terceiro setor (4%) ou na carreira política (2,4%).
Entre os respondentes, 33,3% dos profissionais estão matriculados em cursos de Engenharias e Tecnologias, seguidos por Ciências Sociais Aplicadas (15,1%), Exatas (10,7%), Humanas (10,5%) e Saúde (6,2%).
O ranking das áreas preferidas para atuar são:
1º Consultoria
2º Tecnologia
3º Indústria
4º Educação
5º Marketing
6º Outros
7º Serviços financeiros
8º Meio Ambiente
Segundo o estudo, a preferência por consultoria se explica pela possibilidade de acesso a múltiplos projetos, aprendizado rápido e diversidade de experiências em um curto período. Para os jovens, esse modelo permite acelerar o desenvolvimento profissional sem abrir mão da variedade.
A escolha por setores como tecnologia, indústria e educação também revela uma geração que valoriza ambientes de inovação e impacto, mas que busca, ao mesmo tempo, segurança e oportunidade de crescimento estruturado.
“Esses dados mostram que a juventude quer aprender com velocidade, mas com direção. A escolha pelas áreas não é aleatória e revela o desejo por ambientes desafiadores, com propósito claro e oportunidades reais de desenvolvimento”, afirma Caio Leal, presidente executivo da Brasil Júnior.
Sobre Brasil Júnior
A Brasil Júnior é a entidade responsável por coordenar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil. Como organização sem fins lucrativos, tem a missão de formar líderes empreendedores e conectar estudantes universitários a desafios reais do mercado. Atualmente, o MEJ conta com 25 mil jovens, reúne 1.449 empresas juniores e está presente em 270 instituições de Ensino Superior. Em 2024, o movimento faturou mais de R$ 88 milhões, valor 100% reinvestido na capacitação dos membros.
Sobre Presidente Executivo da Brasil Júnior
Caio Leal é mineiro e estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Movimento Empresa Júnior (MEJ) em 2020 e ocupou diferentes cargos de liderança. Já foi Presidente Organizacional da Strategos Consultoria Política Jr., Diretor de Relacionamento da Federação de Empresas Juniores do Distrito Federal (CONCENTRO-DF) e Líder de Relações Institucionais e Governamentais da Brasil Júnior. Agora, à frente da Brasil Júnior, busca fortalecer o impacto do MEJ no Brasil, aproximar jovens empreendedores do mercado e ampliar as oportunidades dentro das universidades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>