Inspeção gratuita no eSocial ajuda empregadores a evitar dívida ativa e ações trabalhistas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Marcela Vigo
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Doméstica Legal está oferecendo gratuitamente uma inspeção no eSocial com o objetivo de evitar problemas que podem gerar grandes prejuízos. Falhas de cálculo, informações incorretas ou atrasos no pagamento da guia DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) são mais comuns do que se imagina, e podem acarretar multas, ações trabalhistas, notificações da Receita Federal e até a inclusão do CPF do empregador em Dívida Ativa da União. A inspeção está disponível mediante cadastro no site.
Segundo Mario Avelino, presidente da Doméstica Legal, “essa ação é uma forma de proteger o empregador doméstico contra erros que podem passar despercebidos, mas que trazem sérias consequências financeiras e jurídicas. O serviço Confere Guia funciona como um aliado na gestão preventiva dessas obrigações.” O serviço desenvolvido, monitora mensalmente se as guias DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) foram pagas corretamente, entre os dias 23 e 30 de cada mês. Caso seja identificado algum atraso, a segunda via é enviada automaticamente ao e-mail do empregador.
O DAE é uma das principais obrigações do empregador doméstico e deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte ao trabalhado, ou no primeiro dia que antecede o dia 20, quando esta cair em sábados, domingos e feriados. No entanto, com a rotina corrida, muitos acabam se esquecendo do prazo. O que poucos sabem é que esse atraso pode gerar encargos financeiros e comprometer os direitos do trabalhador, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e até o acesso ao empréstimo consignado, além do Fundo de Garantia. Avelino alerta para um outro problema.
“A falta de recolhimento também pode impactar diretamente o acesso do trabalhador a empréstimos consignados, já que os bancos utilizam os registros de contribuição para liberar crédito com desconto em folha. Quando o DAE não é pago, o sistema entende que o vínculo não está regularizado, dificultando ou impedindo a liberação do crédito” diz.
Além disso, o não pagamento pode resultar em multas, juros, bloqueios administrativos e notificações da Receita Federal, o que gera insegurança jurídica e custos extras para o empregador.
Com o Confere Guia, é possível antecipar problemas: a ferramenta identifica atrasos, envia alertas e orienta sobre os próximos passos para manter as obrigações trabalhistas em dia. Ainda assim, é importante lembrar que o controle dos prazos continua sendo responsabilidade do empregador. O Confere Guia atua como apoio, verificando se houve pagamento mesmo após o vencimento, mas não substitui a gestão do calendário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>