Logo
Imprimir esta página

Cinco formas de usar o marketing para transformar a educação corporativa nas empresas

Cinco formas de usar o marketing para transformar a educação corporativa nas empresas

Executiva Elaine Resende, diretora do Grupo Take 5, explica como o cruzamento entre marketing, neurociência e educação pode gerar resultados reais em engajamento, retenção e até receita

Em vez de tratar treinamentos como simples obrigações para "cumprir tabela", empresas podem se inspirar nas estratégias do marketing de relacionamento e dos programas de loyalty para criar experiências de aprendizado mais engajadoras e eficazes. A executiva Elaine Resende, diretora do Grupo Take 5, explica como o cruzamento entre marketing, neurociência e educação pode gerar resultados reais em engajamento, retenção e até receita.

Confira cinco práticas:

1. Conheça seu público como o marketing conhece seus clientes

Antes de desenvolver um programa de T&D, use pesquisas, escuta ativa e segmentação para entender o perfil, as dores e os interesses dos colaboradores — assim como o marketing faz com suas personas.

2. Conecte o aprendizado a um propósito maior

Estudos mostram que colaboradores engajam mais quando entendem o “porquê” do que estão aprendendo. Propósito é gatilho de motivação interna e ativa áreas do cérebro ligadas à recompensa e persistência (Victor Strecher, Universidade de Michigan).

3. Use técnicas de fidelização no ambiente interno

Ofereça estímulos ao longo da jornada: reconhecimento, desafios, recompensas personalizadas, storytelling. Segundo Elaine, essas estratégias — amplamente usadas por empresas como Amazon e Starbucks — também funcionam com quem aprende.

4. Transforme indicadores em insights, não em metas vazias

Em vez de medir apenas a quantidade de treinamentos feitos, avalie o impacto real sobre desempenho, engajamento e comportamento. A fidelização no marketing também se baseia em métricas qualitativas e relacionais.

5. Investimento em T&D é investimento em crescimento

De acordo com estudo da Deloitte citado por Elaine, a cada 1% de aumento no investimento anual em T&D por colaborador, há um crescimento médio de 0,2% na receita da empresa.

Essas e outras ideias estão no artigo assinado por Elaine Resende, no livro “Construindo o Conhecimento: Caminhos da Educação Corporativa no Brasil”, que acaba de ser lançado. A obra reúne 22 especialistas com reflexões práticas sobre origens, presente e futuro da educação nas empresas brasileiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto