Empresas com Propósito Crescem Até 63% Mais: Veja Como Definir o Seu
Estudo global de 2024 revela que negócios guiados por um propósito bem definido colhem resultados mais consistentes
Empresas que mantêm uma atuação alinhada a um propósito declarado e praticado têm até 63% mais chances de alcançar um crescimento sustentável no longo prazo. É o que revela um estudo divulgado pela consultoria McKinsey em 2024. A pesquisa, realizada com mais de mil companhias em 14 países, analisou a relação entre alinhamento cultural, engajamento de equipe e desempenho financeiro.
Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas com atuação nacional e contabilista, formada em Marketing pela ESPM e pós-graduada em Big Data e Marketing, lidera projetos de transformação em grandes companhias, atuando diretamente com gestores em busca de performance duradoura chama a atenção para os dados que demonstram um fenômeno recorrente no ambiente corporativo que mostram negócios sem clareza de propósito, perdendo competitividade, enfrentando maior rotatividade e têm dificuldade em atrair talentos e consumidores.
Para Carla o propósito organizacional deve estar no centro da cultura empresarial e da estratégia de crescimento. “Empresas que não conseguem responder com clareza à pergunta ‘por que existimos?’ tendem a operar no piloto automático, com decisões desconectadas da sua identidade e sem uma visão de futuro consistente”, afirma a especialista.
O estudo da McKinsey ainda revelou que organizações com forte senso de propósito apresentaram aumento de até 47% na retenção de talentos e de 55% na fidelização de clientes. O impacto é direto na linha de resultados: “Quando o propósito é claro e bem comunicado, ele se torna um guia para tomada de decisões, atrai pessoas alinhadas com os mesmos valores e promove uma cultura de pertencimento e engajamento”, complementa.
A importância do impacto da cultura organizacional na performance empresarial não é apenas ter uma frase bonita no site. É garantir que ele esteja presente nas metas, nos rituais de equipe e nas conversas do dia a dia. “Quando isso acontece, o negócio se torna mais adaptável, atrativo e eficiente”, pontua a vice-presidente do Serac.
O alerta também serve para empresas em processo de escalada. Segundo a executiva, muitos negócios perdem a essência justamente no momento em que mais precisam de coerência estratégica. “O crescimento desorganizado, sem propósito, pode gerar uma estrutura inflada, desconectada da base que deu origem à empresa. Crescer exige consistência, e isso só é possível com um norte bem definido”, finaliza.
Sobre o SERAC & BHub
O SERAC é referência nacional em contabilidade, educação e gestão corporativa e BHub, startup especializada em soluções tecnológicas de backoffice. Com mais de 10 mil clientes e presença em todo o território nacional, essa união visa transformar o setor contábil por meio de automação, formação e parcerias estratégicas. Instagram: @sou_serac ou pelo site souserac.com.
Sobre Carla Martins
Carla Martins é vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino.
Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins
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