Logo
Imprimir esta página

Mais de 22 mil veículos foram blindados no Brasil no 1º semestre de 2025

Levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) mostra aumento de 11,5% em comparação com mesmo período de 2024

Novo levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abraablin), com dados do Exército Brasileiro, mostra que a proteção blindada de carros permanece em alta no país. No primeiro semestre de 2025, foram blindados 22.425 veículos, 11,5% mais que o mesmo período de 2024, quando pouco mais de 20 mil carros receberam a blindagem. Estima-se que a frota blindada do país esteja perto de 425 mil veículos.

veículos blindados“Esse aumento constante de um mercado já consolidado no Brasil tem alguns fatores. O avanço tecnológico, que permitiu a indústria brasileira, referência mundial na blindagem, inovar com produtos e materiais que tornassem a proteção mais acessível, certificações que deram mais segurança ao consumidor e a própria cultura de segurança contribuem para este movimento”, diz Marcelo Silva, presidente da Abrablin.

No período, o Estado de São Paulo respondeu por 18.898 veículos blindados. Rio de Janeiro (1.767), Ceará (641), Pernambuco (519) e Rio Grande do Sul (259) compõem a lista dos estados que mais blindaram carros.

“Apesar de a maioria dos carros terem recebido a blindagem de nível III-A, que resiste a tiros das mais potentes armas curtas, como Magnum .44 e submetralhadoras Especificamente no Rio de Janeiro, observamos um importante aumento na procura por blindagem de nível maior, o nível III, que tem um controle maior do Exército Brasileiro, órgão responsável por regulamentar o setor, por considerar um produto controlado”, revela Silva. De acordo com a Abrablin, nos primeiros seis meses do ano, foram blindados 25 carros com este nível de proteção, a maioria destinada ao estado fluminense.

Uma das empresas que reforçam essa tendência é a Concept Be Safe. “Nos últimos meses, a solicitação para a blindagem no estado do Rio cresceu. Observamos um aumento de mais de 35% de blindagens para a região, inclusive com algumas solicitações de blindagem de nível 3, que oferece proteção contra disparos de fuzil FAL”, diz Fábio Rovêdo de Mello, diretor de Assuntos Institucionais da empresa e atual presidente da Câmara de Blindadores da Abrablin.

“O nível mais utilizado no país é o 3-A, que suporta até disparos de pistolas 9 mm e revólveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão. Mas, diante do armamento pesado nas mãos da criminalidade no Rio, a procura por esse nível maior de proteção tem crescido. O mesmo tem acontecido em algumas cidades fronteiriças no oeste do Brasil, especificamente com o Paraguai e Bolívia. Trata-se de um nível mais restrito e que exige autorização especial do Exército para uso de pessoas físicas e jurídicas”, explica Mello.

Segurança pública reforçada

Outro dado relevante do levantamento da Abrablin é o crescimento do número de carros blindados destinados para forças de segurança do país, os chamados (OSOP – Órgãos de Segurança e Ordem Pública), no que vem se revelando uma tendência. Em todo o ano de 2023, foram 1.518 veículos blindados. No ano passado, foram 1.960 e, neste ano, apenas no primeiro semestre já foram blindados 2.618, um salto de quase 35%.

“As forças policiais perceberam que a blindagem é um recurso importante que agrega segurança ao trabalho prestado por esses servidores na contenção ao crime, o que tem incentivado alguns governos a fazerem tal investimento”, explica Silva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto